Mapas mentais como ferramenta de gestão na venda de imóveis : um olhar a partir das imobiliárias de Paranaguá-PR
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar o mapa mental como ferramenta de gestão na venda de imóveis, e, possibilitar por meio das representações mentais a identificação do perfil do cliente. A pesquisa foi de caráter exploratório, bibliográfico e documental com a participação de gestores imobiliários atuantes em imobiliárias de Paranaguá e indivíduos possíveis clientes das imobiliárias. Contextualizou-se os mapas mentais e sua contribuição como ferramenta de gestão na venda de imóveis e identificação do perfil do cliente. Buscou-se por meio dos questionários aplicados nos grupos amostrais, compreender se nas imobiliárias de Paranaguá conhecem/utilizam os mapas mentais como ferramenta em alguma transação imobiliária. Assim como procurou compreender a expectativa de possíveis clientes no atendimento personalizado com auxílio da ferramenta dos mapas mentais. Os mapas mentais ainda são pouco explorados nas transações imobiliárias, mas a pesquisa mostrou que existe grande potencial de aplicação e inovação nas técnicas de gestão de vendas.