A importância do desenvolvimento de atividades extensionistas no âmbito da identificação e prevenção de parasitoses em crianças em idade escolar
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Data
2021Autor
Delattre, Francielli, 1996-
Iskandar, Yahya Riad, 1997-
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Resumo : As doenças transmitidas por parasitos possuem diferentes etiologias e diversas formas de transmissão. As condições e hábitos de vida, muitas vezes precários, estão associados a prevalência de determinadas espécies parasitárias entre a população, sendo a falta de informação e a escassez de saneamento básico problemas ainda recorrentes e fortes contribuintes para os índices dessas enfermidades no mundo. Crianças em idade escolar são um dos grupos mais susceptíveis ao desenvolvimento de enteroparasitoses por apresentarem, na maioria das vezes, princípios básicos de higiene pouco consolidados. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi identificar parasitoses e realizar ações educacionais para prevenção de parasitoses em crianças em idade escolar. Para a identificação de enteroparasitoses e artefatos de relevância clínica no público alvo, foram coletadas fezes de crianças matriculadas em três diferentes escolas de Colombo, as quais foram avaliadas por dois métodos parasitológicos diferentes: o método de Hoffmann, Pons e Janer e o método de Faust e colaboradores. Das 118 amostras avaliadas, 31 apresentaram positividade para parasitos e/ou artefatos. Do total de amostras positivas para parasitas, 58% das mesmas mostraram-se positivas para a presença de protozoários e apenas 6% para a presença de helmintos. A espécie de maior incidência (67%) foi Endolimax nana. Em relação aos artefatos identificados, 73% corresponderam a leveduras. Após o processamento das amostras, foram realizadas ações educativas nas escolas através de linguagem prática e lúdica, com o objetivo de informar às crianças aspectos relacionados à prevenção de parasitoses. O trabalho concluiu que os hábitos de higiene dessas crianças, tendo em vista a forma de transmissão dos parasitos identificados, favoreceram à contaminação com formas parasitárias, reforçando, então, a importância da educação em saúde e da realização de atividades extensionistas nas escolas. Foi evidenciado o conhecimento adquirido pelas crianças após a execução das atividades realizadas, porém ainda são necessárias mais intervenções que levem informações para a diminuição de casos de parasitoses nesse público. Abstract : Diseases transmitted by parasites have different etiologies and different forms of transmission. Living conditions and habits, often precarious, are associated with the prevalence of parasitic species among the population, with a lack of information and a lack of basic sanitation, which are still recurrent problems and strong contributors to the rates of these diseases in the world. School-age children are one of the groups most susceptible to the development of intestinal parasites as they present, in most cases, poorly consolidated basic hygiene principles. Thus, the objective of this work was to identify parasitosis and carry out educational actions to prevent parasitosis in school-age children. To identify enteric parasites and clinically produced artifacts in the target audience, feces were collected from children enrolled in three different schools in Colombo, which were evaluated by two different parasitological methods: the method of Hoffmann, Pons and Janer and the method of Faust and collaborators. Of the 118 evaluated, 31 were positive for parasites and/or artifacts. From the total of positive comments for parasites, 58% of the answers revealed the presence of protozoa and only 6% for the presence of helminths. The species with the highest number (67%) was Endolimax nana. Regarding the identified artifacts, 73% corresponded to yeasts. After processing the children, educational activities were carried out in schools using practical and playful language, with the aim of informing children about the prevention of parasitosis. The work found that the hygiene habits of these children, in view of the form of transmission of the identified parasites, favored contamination with parasitic forms, thus reinforcing the importance of health education and the carrying out of extension activities in schools. The knowledge acquired by children after carrying out the activities was evidenced, but more operations are still needed that bring information to reduce cases of parasitic diseases in this population.
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