Integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural
Resumo
Resumo: A integração ensino serviço tem sido um desafio para os cursos de medicina, com as últimas diretrizes curriculares nacionais de 2014 e a reformulação nos currículos dos cursos de medicina os acadêmicos devem se integrar desde o início do curso prioritariamente nas unidades de saúde de atenção primária no sistema único de saúde (SUS). No âmbito rural, esses desafios se tornam ainda maiores, em razão de uma série de características singulares que as unidades de saúde rurais têm, como: distância das cidades, estruturas físicas inadequadas, falta de insumos, dificuldades de acesso a profissionais etc. Este trabalho é um recorte da pesquisa "Integração Ensino Serviço na Implantação de Cursos de Medicina no Paraná" e abordou as características e particularidades da integração ensino serviço no âmbito rural na estratégia de saúde da família (ESF) Interior Oeste em Toledo no Paraná, por meio de quinze entrevistas semiestruturadas, sendo que foram entrevistados três trabalhadores, seis estudantes de medicina e seis usuários do serviço da ESF atendidos por estes estudantes sob a supervisão de um preceptor selecionado pela Universidade, tratando-se de um estudo qualitativo descritivo. Os dados foram analisados através da hermenêutica, neles predominaram pontos positivos, tanto nos relatos dos alunos, como profissionais de saúde e usuários do serviço. Os estudantes de medicina demonstravam receio de fazer o estágio rural, percepção que mudou após as dez semanas de estágio. Constatou-se também que o estágio aconteceu de forma não institucionalizada e sim porque o preceptor selecionado estava lotado no serviço de saúde rural. Abstract: The teaching-service integration has been a challenge for medical courses, with the latest national curriculum guidelines of 2014 and the reformulation in the curricula of medical courses, academics must be integrated from the beginning of the course, primarily in the primary care health units in the single health system (SUS). In rural areas, these challenges become even greater, due to a series of unique characteristics that rural health units have, such as: distance from cities, inadequate physical structures, lack of supplies, difficulties in accessing professionals, etc. This work is an excerpt from the research "Service Teaching Integration in the Implementation of Medicine Courses in Paraná" and addressed the characteristics and particularities of the service teaching integration in the rural context in the Family Health Strategy (ESF) Interior Oeste in Toledo in Paraná, by through fifteen semi-structured interviews, in which three workers, six medical students and six users of the FHS service attended by these students were interviewed under the supervision of a preceptor selected by the University, in a descriptive qualitative study. The data were analyzed through hermeneutics, in which positive points predominated, both in the reports of students, health professionals and service users. The medical students showed fear of doing the rural internship, a perception that changed after the ten weeks of internship. It was also found that the internship took place in a non-institutionalized way, but because the selected preceptor was assigned to the rural health service.
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