dc.contributor.advisor | Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Leandro Santos, 2000- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-21T15:49:40Z | |
dc.date.available | 2022-09-21T15:49:40Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78856 | |
dc.description | Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo tem como objetivo conhecer as abordagens acerca da brincadeira no Caderno de Formação da Revista Brasileira de Ciências do Esporte – RBCE. Para a delimitação do tema, foram utilizados estudos que se localizam dentro das três grandes áreas do conhecimento, a saber: Psicologia, Sociologia e História. Após a leitura e a reflexão de alguns trabalhos realizados nessas áreas, surgiu o questionamento: como a brincadeira é abordada nos Cadernos de Formação da Revista Brasileira de Ciências do Esporte? Diante dessa pergunta, foram estabelecidos critérios de pesquisa no periódico considerando as ideias e a organização propostas pela autora Bardin (2011). Organizou-se a pesquisa de forma qualitativa, com a revisão dos artigos publicados, em um período de treze anos (2009 a 2021), no periódico. Após essa pesquisa e organização, foi estabelecido uma sistematização dos dados encontrados e, de forma indutiva, surgiram algumas categorias de análise, sendo elas: Categoria 1 – A brincadeira como caminho para uma aprendizagem cognitiva; Categoria 2 – A brincadeira como ferramenta de socialização; Categoria 3 – A brincadeira como instrumento de desenvolvimento individual da criança. Durante esta pesquisa, foi possível compreender as abordagens acerca da temática brincadeira no periódico citado, assim como, notou-se que a maioria das produções científicas publicadas e analisadas, no Caderno de Formação RBCE, abordaram a brincadeira sob um olhar Sociológico | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Abordagens da brincadeira nos cadernos de formação do colégio brasileiro de ciências do esporte (2009-2021) | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |