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dc.contributor.advisorFernandes-de-Castilho, Marisa, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorElias, Débora Charneski, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Fisiologiapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-21T21:03:51Z
dc.date.available2022-09-21T21:03:51Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78808
dc.descriptionOrientadora: Profª. Dra. Marisa Fernandes de Castilhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Fisiologia. Defesa : Curitiba, 27/07/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A microbiota é o conjunto de micro-organismos constituintes de uma comunidade heterogênea de bactérias, fungos, protozoários e vírus, desempenhando função crucial na fisiologia do organismo hospedeiro. As pesquisas sobre microbiota se tornaram importantes para os estudos da influência alimentar na saúde do organismo, através da dieta. A dieta pode ser modulada através da adição de probióticos e prebióticos na alimentação. Os probióticos são micro-organismos vivos; já os prebióticos são substratos seletivamente utilizados pelos micro-organismos. Tanto probióticos como prebióticos conferem benefícios à saúde do organismo hospedeiro. O presente estudo visa testar se a dieta modula aspectos comportamentais e de aprendizagem em peixes, com a utilização de prebióticos e probióticos em alevinos machos de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus). Para tanto, os grupos experimentais receberam dieta com uso de suplementação alimentar - com a utilização de prebióticos e probióticos. Os animais foram testados quanto aos aspectos cognitivos através de teste padrão de aprendizagem espacial e, quanto aos aspectos comportamentais, através da quantificação de confrontos agonísticos pelo paradigma do espelho. Os resultados encontrados apontam que a suplementação alimentar não compromete o padrão de interações sociais, entretanto, a suplementação com propriedade probiótica compromete a aprendizagem espacial nos peixes, com comprometimento no desempenho no referido teste.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The microbiota is a set of microorganisms that constitute a heterogeneous community of bacteria, fungi, protozoa and viruses, performing a crucial role in the physiology of the host organism. Research of the microbiota has become important for studies of dietary influence on the body's health. Diet can be modulated by probiotics and prebiotics supplementation. Probiotics are living microorganisms, while prebiotics are substrates selectively used by microorganisms. Both probiotics and prebiotics confer health benefits to the host organism. The present study aims to test whether the diet modulates behavioral and learning aspects in fish, with the use of prebiotics and probiotics in male tilapia fry (Oreochromis niloticus). For this purpose, the experimental groups received a diet with the use of dietary supplementation - with the use of prebiotics and probiotics. The animals were tested for cognitive aspects through a standard spatial learning test, and for behavioral aspects through quantification of agonistic confrontations by the mirror test. The results found indicate that food supplementation does not interfere with the pattern of social interactions, however supplementation with probiotic property impairs spatial learning in fish, with compromised performance in the aforementioned test.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMicrobiotapt_BR
dc.subjectPrebioticospt_BR
dc.subjectProbióticospt_BR
dc.subjectComportamento espacial dos animaispt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectTilapia (Peixe)pt_BR
dc.subjectFisiologiapt_BR
dc.titleEfeitos do uso de prebiótico e probiótico em aprendizagem espacial e em interações sociais em tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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