A construção da autoridade docente e o ensino de educação física
Resumo
Resumo : Esta pesquisa bibliografica pretende examinar os elementos que fundamentam a autoridade docente na Educaçao Fisica. Inicialmente, examina como a construçao da autoridade docente esta vinculada a varios fatores, entre eles a pr6pria ideia do que representa conhecimento. Neste sentido, parte do conceito de continuidade e ruptura trazido por Snyders (2001), identificando que para a emancipaçao do aluno, é necessario entrelaçar tres dimensoes: O saber formai, o saber discente e o saber docente. Em seguida, discute as formas de poder e suas conseqOencias na relaçao professor-aluno, reconhecendo que o docente desempenha um ato de governo, o qual deve ser balizado por conhecimentos que rompam com o senso comum. Nessa perspectiva propoem que o professor nao precisa assumir um carater dominador, pois, para exercer a pratica docente, deve ter controle de si mesmo, ou seja, exercer um autogoverno (Almeida, 2006). Na sequencia, debate os varios entraves que cercam a legitimidade da Educaçao Fisica no espaço escolar (Oliveira, 2004), bem como suas implicaçoes para autoridade docente. Conclui que a autoridade docente é um fator determinante na formaçao cultural e no processo de ensino da Educaçao Fisica.
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