dc.contributor.advisor | Cavichiolli, Fernando Renato | pt_BR |
dc.contributor.author | Brito, Caroline Dias, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.other | Vendruscolo, Rosecler, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T17:12:13Z | |
dc.date.available | 2022-09-15T17:12:13Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78674 | |
dc.description | Orientador: Fernando Renato Cavichiolli | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Rosecler Venduscolo | pt_BR |
dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : o envelhecimento populacional é um fato cada vez mais relevante em diversos paises, especialmente no Brasil. Com o notavel crescimento da populaçao id osa é possivel observar um aumento na demanda de programas que atendam às suas necessidades, no sentido de promoçao da saude e da qualidade de vida. Para isso, a preocupaçao nao deve se restringir somente à oferta de aç6es voltadas a melhora ou manutençao da qualidadede vida dos idosos, mas também acerca da formaçao do profissional que atuara e atua com essa faixa etaria. Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os significados de um programa de intervençao na formaçao de academicos do curso de educaçao fisica, bem como abordar as principais dificuldades encontradas por eles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de carater descritivo, desenvolvida por me io de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a um academico que participa e quatro ex-academicos que participaram do projeto de extensao universitaria "Sem Fronteiras: atividades corporais para adultos maduros e idosos" do Departamento de Educaçao Fisica da Universidade Federai do Parana. Os resultados apontaram que os principais significados da participaçao no Projeto Sem Fronteiras para a formaçao docente e pessoal foi através do conhecimento de um novo campo de atuaçao na area de educaçao fisica, a possibilidade de aliar teoria e pratica, conquista de segurança através da intervençao com o publico-alvo e da troca de saberes entre academicos, professores e idosos; eque as principais dificuldades ao se iniciar o trabalho com idosos sao: insegurança, maneira como tratar o idoso e o desenvolvimento de atividades; e o modo para supera-Ias foi decorrente da pratica, troca de experiencias e através da busca em literatura. O profissional que atua com a populaçao idosa deve considerar suas caracteristicas e objetivos, para isso, revela-se a importancia de conhecimento te6rico e pratico. O trabalho com idosos é um campo de atuaçao novo e cada vez mais ampio, sendo necessario conhecer e respeitar as caracteristicas desse segmento | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Educação fisica para idosos | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.title | Formação do profissional de educação fisica para a intervenção junto a população idosa | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |