Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSignorelli, Marcos Claudio, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorAlves, Elton Luis, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherMélo, Tainá Ribas, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentávelpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-25T15:28:14Z
dc.date.available2022-10-25T15:28:14Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78651
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcos Claudio Signorellipt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Tainá Ribas Mélopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa : Matinhos, 21/05/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 141-149pt_BR
dc.description.abstractResumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresenta-se como uma condição vinculada aos transtornos do neurodesenvolvimento que se manifesta com alterações de comportamentos e de prejuízos na linguagem e comunicação social. Tal processo influencia no cotidiano dessas pessoas com autismo nas mais diferentes áreas, sendo o eixo de políticas públicas voltadas ao TEA um espaço relevante de estudo. Dessa forma, a presente pesquisa buscou compreender as perspectivas locais, favorecer o encontro de elementos específicos do território de Matinhos, tecendo conhecimentos acerca do tema TEA e políticas públicas, se articulando com o programa de pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável, que dentre suas linhas de pesquisa, aborda o eixo rede sociais e políticas públicas. Por conseguinte, o objetivo deste trabalho foi investigar a implementação de políticas públicas e a rede de cuidado (institucional e domiciliar) de crianças com TEA de Matinhos, a partir de diferentes olhares e seguindo uma perspectiva do Desenvolvimento Territorial Sustentável. O caminho metodológico adotado envolveu a revisão de literatura, a pesquisa documental, a análise retrospectiva de prontuários e entrevistas semi-estruturadas junto aos participantes. Fundamenta-se como abordagem qualitativa, com recursos como triangulação de métodos, análise de conteúdo e a análise semântica. Foram analisados registros de 2018 a 2020, e abordadas 17 mães de crianças com autismo e seis professoras da rede municipal de educação. Os resultados obtidos apresentam-se em forma de dois artigos. No primeiro aponta-se a relevância de traçar um panorama geral acerca do TEA e das redes de cuidado presentes no município e como as ações são executadas. O segundo artigo, por sua vez, aborda a perspectiva de sujeitos perante o acesso a serviços públicos, efetivação de direitos sociais, e a implementação de políticas públicas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopment disorder condition in which it manifests with behavioral changes and prejudice in the language and social communication, modifying the routine of these people in the most different contexts, being the public policy back to TEA an axis a relevant space for study. In this way, the research sought to understand the local perspectives, give opportunity the meeting of specific elements of the Matinhos territory, sewing knowledge about the topics ASD and public policy, articulating with the program of postgraduate studies in Sustainable Territorial Development, which among its lines of research, the axis social networks and public policies. Therefore, the objective of this work was to investigate the implementation of public policies and the care network (institutional and home) of children with ASD in Matinhos, from different perspectives and following a perspective of Sustainable Territorial Development. The methodological approach adopted involves the literature review, the documental research, retrospective analysis of heath records and semi-structured interviews with the participants. It's a qualitative approach witch resource like triangulation of methods, content analysis and semantic analysis. It Records from 2018 to 2020 were analyzed, and 17 mothers of children with ASD and six teachers from the municipal education system were approached. The results obtained are presented in the form of two papers, which in the first, the relevance of drawing a general vision about ASD and the care networks present in the city and how the actions are carried out are pointes out. While the second paper, addresses the prospect of people in the face of access to public services, enforcement of social rights, and the implementation of public policies. The findings reveal needing to rethink local practices considering the assertiveness and sustainability of actions, and that social participation, cross-sectoral approaches and integrality are ways to be reinforced.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutistas - Litoral do Paranapt_BR
dc.title"E quem vai cuidar" : análise da rede de atenção ao transtorno do espectro do autismo em Matinhos (PR) na perspectiva do desenvolvimento territorial sustentávelpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples