Proposta de criação de uma empresa de geradores portáteis movidos a etanol – etanolgem
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Data
2020Autor
Fantinatti, Lucas Zaia, 1982-
Forteski, Elan Gabriel, 1995-
Koneski, Rafael
Comazzetto, Pedro, 1993-
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Resumo: O objetivo desse estudo é verificar a viabilidade da proposta de uma empresa de geradores portáteis movidos a etanol (nome fictício ETANOLGEN), com a capacidade de até 12kVA, sendo uma alternativa aos combustíveis fósseis. De acordo com o conceito de energia renovável e eficiência energética, o novo produto atende normas ambientais dentro de grandes centros urbanos e zonas rurais. Por meio de uma pesquisa quantitativa, baseada em um estudo de caso, a proposta desse trabalho é analisar a viabilidade técnica, a viabilidade econômica e a análise de mercado. Com mínimas alterações no projeto do produto a gasolina chegou-se ao produto a etanol, nesse ponto verificou-se que o preço final do produto a etanol ficou muito próximo do produto a gasolina, tornando o produto com preço competitivo e atraente. Com base nos dados de uma pesquisa realizada com os maiores fabricantes de geradores portáteis a gasolina e diesel estimou-se um potencial de mercado de 12% do mercado atual, para o novo produto. Por fim, os resultados apresentados são favoráveis, mostrando uma margem de lucro de até 40%, um mercado de 8000 unidades por ano e uma demonstração de resultados com lucro líquido de 3% para o valor investido Abstract: The objective of this study is to verify the feasibility of a proposal for a portable generators company powered by ethanol (fictitious name ETANOLGEN), with a capacity of up to 12kVA, being an alternative to fossil fuels. In line with the concept of renewable energy and energy efficiency, the new product meets environmental standards within large urban centers and rural areas. Through quantitative research, based on a case study, the purpose of this work is to analyze technical feasibility, economic feasibility and market analysis. With minimal changes in the design of the gasoline product, the ethanol product was arrived at, at this point it was found that the final price of the ethanol product was very close to the gasoline product, making the product at a competitive and attractive price. Based on data from a survey conducted with the largest manufacturers of portable gasoline and diesel generators, a market potential of 12% of the current market was estimated for the new product. Finally, the results presented are favorable, showing a profit margin of up to 40%, a market of 8000 units per year and a profit and loss account with a net profit of 3% for the amount invested.