dc.contributor.advisor | Ribeiro, Felipe de Almeida, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.author | Hurtado, Antonio Rogério Spoladore, 1996- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T16:12:08Z | |
dc.date.available | 2022-10-04T16:12:08Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78060 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 30/03/2022 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 71-77 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente projeto pretende realizar um estudo sobre medidas que auxiliem os compositores na antecipação de problemas da preservação de obras de música eletroacústica. A partir da observação de vários desafios técnicos, sociais, institucionais e políticos referentes à preservação de obras eletroacústicas, verificou-se a necessidade de avaliar medidas que possibilitem aos compositores de música eletroacústica a preservação das próprias obras, levando em conta aspectos técnicos da documentação, aspectos estéticos das obras e o contexto institucional em torno da preservação. Para isso, a pesquisa contemplará uma revisão da bibliografia em torno do tema (NOGUEIRA, EMMERSON, PENNYCOOK) e análise de obras (NONO, SAARIAHO, CROWL). Com isso, busca-se levantar estratégias que auxiliem compositores e compositoras na preservação de suas próprias obras, de modo a evitar a perda parcial ou total da herança cultural. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This project aims to study actions that helps the anticipation of problems in the preservation of electroacoustic music works. From the observation of several technical, institutional and political challenges related to the preservation of electroacoustic works, there is a necessity to anticipate actions that enable composers of electroacoustic music to preserve their own works, considering technical aspects of the documentation, aesthetic aspects of the works and the institutional context around preservation. For this, this research will contemplate a review of the bibliography around the theme (NOGUEIRA, EMMERSON, PENNYCOOK) and work analysis (NONO, SAARIAHO, CROWL). Therefore, this research intent to raise questions that help composers in the preservation of their own works, in order to avoid the partial or complete loss of cultural heritage. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Música por computador | pt_BR |
dc.subject | Preservação digital - Música | pt_BR |
dc.title | Antevendo a obsolescência : a incumbência de preservar obras eletroacústicas pelos compositores | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |