Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSakae, George Hideki, 1987-pt_BR
dc.contributor.authorVaristelo, Rafaelpt_BR
dc.contributor.otherBedin, Evertonpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-26T11:17:15Z
dc.date.available2022-10-26T11:17:15Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77994
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. George Hideki Sakaept_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Everton Bedinpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Defesa : Curitiba, 29/07/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma introdução acerca dos objetos de estudo da química orgânica através da ciência-tecnologia-sociedade (CTS), com a finalidade de compreender como essa abordagem CTS pode contribuir para a formação de um aluno consciente e crítico na educação básica. Ainda, que saiba tomar decisões pautadas na ciência e tecnologia e ciente de sua responsabilidade social. Assim, uma sequência de atividades foi desenvolvida em oito encontros, de modo remoto ou misto (alunos divididos em classe e remoto) e buscou, através dos conteúdos de química orgânica, trabalhar hibridização do carbono, classificação do carbono, elementos presentes em compostos orgânicos, carbono quiral, simplificação de fórmulas, passando, ainda, por grafia bastão, fórmula estrutural condensada e classificação das cadeias carbônicas. Desse modo, por meio de um enfoque CTS, solicitou-se aos alunos que realizassem pesquisas, falas, discussões, elaborações de perguntas, de vídeos, análise de materiais, com base em critérios elaborados pelo professor e estudantes. A pesquisa desenvolvida foi do tipo qualitativa, com construção dos dados através de questionário, de observação e diário de bordo, e interpretados por pesquisa interpretativa. Os encontros foram avaliados por categoria adaptada e, em grande parte das aulas, conseguiu-se alcançar um conteúdo com menção a CTS, aproximando sempre os alunos do enfoque ciência, tecnologia e sociedade. Portanto, pôde-se compreender que a sequência de aulas utilizadas auxiliou a formação dos estudantes quanto a aproximação de diálogos que envolvem CTS, pois possui elementos que apresentam indícios de uma construção que engloba situações relacionadas a ciência, tecnologia e sociedade. Por fim, dentre as dificuldades do trabalho, o ensino remoto foi a maior barreira por não existir uma aproximação dos alunos, todavia, diante deste cenário, ressalta-se a autonomia desenvolvida pelos alunos, o esforço em produzir vídeos, participar das discussões e analisar criticamente os trabalhos dos colegas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This text presents an introduction about the objects of study of organic chemistry through science-technology-society (STS), to understand how this STS approach can contribute to the formation of a conscious and critical student in basic education. Furthermore, those students need to understand how to make decisions based on science and technology and aware of their social responsibility. So, a sequence of activities was developed in eight meetings, on-line or mixed (students divided into classes and remote) and tried, through the contents of organic chemistry, to work on carbon hybridization, carbon classification, elements present in organic compounds, chiral carbon, simplification of formulas, also passing through the spelling rod, condensed structural formula and classification of carbon chains. Thus, through a STS approach, students were asked to carry out research, speeches, discussions, elaboration of questions, videos, analysis of materials, based on criteria developed by the teacher and students. The research developed was qualitative, with data construction through a questionnaire, observation, and logbook, and interpreted by interpretive research. The meetings were evaluated by adapted category and, in most classes, it was possible to achieve content with a mention of STS, always bringing students closer to the science, technology and society approach. Therefore, it was possible to understand that the sequence of classes used helped the formation of students regarding the approach of dialogues involving STS, as it has elements that present evidence of a construction that encompasses situations related to science, technology, and society. Finally, among those difficulties, remote teaching was the biggest barrier because there is no approximation of the students, however, this scenario showed the autonomy developed by the students, the effort to produce videos, participate in discussions and analyze critically the work of colleagues.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuímica orgânica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSociedadespt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleEstudo introdutório da química orgânica do ensino médio por meio de uma abordagem CTSpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples