dc.contributor.advisor | Souza, Doralice Lange de | pt_BR |
dc.contributor.author | Vialich, Andrea Leal, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-21T12:38:33Z | |
dc.date.available | 2022-09-21T12:38:33Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/77988 | |
dc.description | Orientadora: Doralice Lange de Souza | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo deste trabalho foi o de identificar as principais barreiras e os principais facilitadores para a implementação do programa Comunidade Escola (CE) e para a participação de crianças e adolescentes no mesmo. O CE é um projeto social que acontece em algumas escolas de Curitiba aos finais de semana, tendo como objetivos a diminuição da violência, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da comunidade. Foi criado pela prefeitura e é desenvolvido em parceria com o comércio, indústrias, universidades e voluntários, que juntos gerem o Programa de forma descentralizada. A pesquisa foi de natureza qualitativa e os dados foram coletados através de documentos do Programa, observações e de entrevistas abertas com a coordenação geral do Programa, cinco coordenadores de regionais, quatro professores, cinco estagiários, três voluntários e 45 crianças e adolescentes em diferentes escolas. A análise foi desenvolvida a partir de uma perspectiva interpretativa e as categorias analíticas emergiram dos dados. As principais conclusões deste estudo foram que existem fatores que atuam como facilitadores, outros como barreiras, e fatores que ora atuam como facilitadores e ora como barreiras para a implementação do Programa e para a participação de crianças e adolescentes no mesmo, dependendo da realidade concreta de cada escola. As escolas que não contam com recursos materiais e humanos adequados encontram dificuldades para a implementação do Programa. Tal realidade exige que o Estado tenha um papel mais ativo no sentido de fornecer os recursos necessários para garantir a qualidade das ações nas diferentes comunidades, especialmente no caso daquelas mais carentes e menos organizadas | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Comunidade e escola | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.title | Determinantes para a implementação do programa Cumunidade Escola e para a participação de crianças e adolecentes no mesmo | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |