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dc.contributor.advisorSouza, Doralice Lange dept_BR
dc.contributor.authorVialich, Andrea Leal, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-21T12:38:33Z
dc.date.available2022-09-21T12:38:33Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77988
dc.descriptionOrientadora: Doralice Lange de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Físicapt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo deste trabalho foi o de identificar as principais barreiras e os principais facilitadores para a implementação do programa Comunidade Escola (CE) e para a participação de crianças e adolescentes no mesmo. O CE é um projeto social que acontece em algumas escolas de Curitiba aos finais de semana, tendo como objetivos a diminuição da violência, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da comunidade. Foi criado pela prefeitura e é desenvolvido em parceria com o comércio, indústrias, universidades e voluntários, que juntos gerem o Programa de forma descentralizada. A pesquisa foi de natureza qualitativa e os dados foram coletados através de documentos do Programa, observações e de entrevistas abertas com a coordenação geral do Programa, cinco coordenadores de regionais, quatro professores, cinco estagiários, três voluntários e 45 crianças e adolescentes em diferentes escolas. A análise foi desenvolvida a partir de uma perspectiva interpretativa e as categorias analíticas emergiram dos dados. As principais conclusões deste estudo foram que existem fatores que atuam como facilitadores, outros como barreiras, e fatores que ora atuam como facilitadores e ora como barreiras para a implementação do Programa e para a participação de crianças e adolescentes no mesmo, dependendo da realidade concreta de cada escola. As escolas que não contam com recursos materiais e humanos adequados encontram dificuldades para a implementação do Programa. Tal realidade exige que o Estado tenha um papel mais ativo no sentido de fornecer os recursos necessários para garantir a qualidade das ações nas diferentes comunidades, especialmente no caso daquelas mais carentes e menos organizadaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectComunidade e escolapt_BR
dc.subjectInclusão social - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleDeterminantes para a implementação do programa Cumunidade Escola e para a participação de crianças e adolecentes no mesmopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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