Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCalazans, Alex, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorPereira, Paula Monique, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T17:38:06Z
dc.date.available2022-08-18T17:38:06Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77896
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alex Calazanspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 12/07/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 166-168pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem como objetivo geral fazer uma análise de uma intervenção prática em sala de aula, quanto ao ensino de filosofia, pautada nas contribuições que as sensações criadas pelo cinema podem realizar na criação de conceitos filosóficos. Para tanto, tal prática usa especificamente o filme Efeito Borboleta (2004), relacionando-o a conceitos presentes no texto de Sartre, Existencialismo é um Humanismo. Para fundamentar a análise dessa prática, apoiamo-nos na obra O Que é a Filosofia?, de Deleuze e Guattari, em especial, no que eles compreendem como pedagogia do conceito. É nessa obra que tais filósofos apresentam a filosofia como uma forma de criação de conceitos. A história de filosofia desempenharia um importante papel nisso. No entanto, a filosofia não seria a única disciplina criadora. A arte e a ciência são também potências do pensamento, ou seja, disciplinas do pensamento igualmente criadoras, contudo operando com seus próprios modos de criação singular: a filosofia cria conceitos, a arte cria sensações e a ciência cria funções. Dentro da visão, Deleuze e Guattari destacam que, apesar de cada uma das potências ter os seus próprios modos e suas especificidades, elas não se mantêm isoladas, ou seja, elas realizam interferências uma na outra. A partir das interferências realizadas pelas sensações criadas pelo cinema - considerado como arte - na filosofia, buscamos a compreensão dos modos pelos quais é realizada essa contribuição para a criação de conceitos. É nesse sentido que abordamos na pesquisa algumas das teses apresentadas por Silvio Gallo sobre a pedagogia do conceito. Gallo é um reconhecido experimentador do pensamento de Deleuze e Guattari. Em especial, interessa avaliar o papel que Gallo dá ao cinema na sua proposta de assumir a sala de aula como uma oficina de conceitos. A princípio ele coloca o cinema em uma etapa inicial no processo educativo que desempenha a função de sensibilização dos estudantes para problemas filosóficos. Interessanos saber se o cinema pode ir além disso. Diante desse objetivo, a prática da pesquisa foi guiada por uma metodologia construtivista, uma vez que entendemos existir na obra O Que é a Filosofia? indícios para fundamentar tal perspectiva metodológica. Além disso, a pesquisa baseia-se, quanto à coleta de dados, em metodologias como o de grupos focais (com produção de textos) e questionários semiestruturados; e, para a análise de dados, na codificação e categorização, mais especificamente, na análise estruturadora de conteúdo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation has as a general objective to analyze a practical intervention in classroom, regarding the teaching of philosophy, based on the contributions that the sensations generated by cinema can perform in the creation of philosophical concepts. For this purpose, this practice uses specifically the movie Butterfly Effect (2004), relating it to concepts present in Sartre's text, Existentialism Is a Humanism. In order to support the analysis of this practice, we rely on the work What Is Philosophy? by Deleuze and Guattari, in particular on what they understand as concept pedagogy. It is in this work that such philosophers present philosophy as a way of creating concepts. The history of philosophy would play an important role in this. However, philosophy would not be the only creative discipline. Art and science are also powers of thought, that is, equally creative disciplines of thought, yet operating with their own unique modes of creation: philosophy creates concepts, art creates sensations, and science creates functions. Within the vision, Deleuze and Guattari emphasize that, despite each of the powers having their own modes and specificities, they do not remain isolated, in other words, they interfere with each other. From the interferences carried out by the sensations created by cinema – considered as art – in philosophy, we seek to understand the ways in which this contribution to the creation of concepts is made. It is in this sense that we approach in the research some of the theses presented by Silvio Gallo on the concept pedagogy. Gallo is a recognized interpreter of Deleuze and Guattari’s thought. In particular, it is interesting to assess the role that Gallo gives to cinema in his proposal to assume the classroom as a concept workshop. At first, he places cinema at an early stage in the educational process that performs the task of sensitizing students to philosophical problems. We are interested in knowing whether cinema can go beyond that. In face of this objective, the research practice was guided by a constructivist methodology, since we understand that there is evidence in the work What Is Philosophy? which supports such a methodological perspective. Moreover, the research is based, in terms of data collection, on methodologies such as focus groups (with text production) and semistructured questionnaires; and, for data analysis, in coding and categorization, more specifically, in structuring content analysis.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleDa sensação ao conceito : cinema e pedagogia do conceito na prática do ensino de filosofiapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples