A cobertura da editoria de educação diante da migração para uma plataforma jornalística digital : o caso do jornal Gazeta do Povo (PR)
Resumo
Resumo: Esta pesquisa de mestrado em Comunicação se propôs a estudar as transformações na cobertura da editoria de Educação do jornal Gazeta do Povo (Curitiba-PR), ao traçar um paralelo entre os períodos anterior e posterior ao fim da circulação da edição impressa diária do veículo, ocorrida em maio de 2017. Essas mudanças incluíram as principais temáticas cobertas e suas abordagens pela editoria, além do direcionamento das pautas do cenário local e regional para o nacional, de acordo com a estratégia do modelo de negócios do jornal e da divulgação de suas "Convicções" editoriais. Para isso, a pesquisa teve como corpus a coleta de 309 produções do jornal no período de dezembro de 2016 a dezembro de 2017. O objetivo principal foi verificar e compreender se e como o fim da edição impressa da Gazeta do Povo alterou a cobertura da editoria de Educação, afetando o setor educacional na cidade de Curitiba. Os objetivos específicos foram levantar historicamente, de forma breve, aspectos e marcos da cobertura de Educação na Gazeta do Povo nas últimas cinco décadas, bem como compreender de que maneira as práticas jornalísticas da editoria foram afetadas pela digitalização do jornal. Para tanto, foram revisados os estudos sobre a Construção da Notícia, Construção Social da Realidade, webjornalismo, jornalismo pós-industrial, estudos de Mídia, Tecnologia e Educação, a fim de compreender como o setor educacional de Curitiba se mantém relevante na divulgação de pautas de interesse, a partir da mudança na abrangência de cobertura do principal jornal da cidade. A metodologia contou com levantamento quantitativo do material coletado e sua organização/classificação, prosseguindo com a realização de entrevistas semiestruturadas com seis informantes qualificados do segmento educacional público e privado (patronal e de professores), além de sete entrevistas com jornalistas (repórteres e editores) que atuaram na editoria no período pesquisado. O material das entrevistas foi categorizado e interpretado por meio da Análise de Conteúdo. Ao final, concluiu-se que a editoria de Educação do jornal vinha num movimento de nacionalização de sua cobertura, com predomínio de pautas de políticas de educação, ideologias político-filosóficas e pautas comportamentais sobre questões de gênero, movimento este que foi potencializado com o fim da edição impressa, em maio de 2017. Os dados do levantamento e o conteúdo das entrevistas revelaram que o jornal impresso acabou sendo um marco desse processo, também pela mudança no número de jornalistas alocados em Educação, mas que não foi o motivo causador da mudança na cobertura jornalística. Contudo, os efeitos dessa mudança de cobertura foram e ainda são sentidos, nos últimos cinco anos, pelos representantes educacionais entrevistados, principalmente pela ausência de um espaço na mídia local para veiculação de suas pautas de interesse. Abstract: The research proposed to study the transformations in the coverage of the Education section of the newspaper Gazeta do Povo (Curitiba-PR), by drawing a parallel between the periods before and after the end of the circulation of the daily print edition of the vehicle, which took place in May 2017. These changes included the main topics covered and their approaches by the editorial staff, in addition to directing the agenda from the local and regional to the national scenario, according to the newspaper's business model strategy and the dissemination of its editorial "Convictions". In this way, the research had as corpus the collection of 309 newspaper productions from December 2016 to December 2017. The main objective was to verify and understand if and how the end of the print edition of Gazeta do Povo changed the coverage of the Education section, affecting the educational sector in Curitiba. The specific objectives were to briefly raise, historical aspects and milestones of the Education's coverage in Gazeta do Povo in the last five decades, as well as to understand how the journalistic practices of the section were affected by the digitalization of the newspaper Therefore, studies on the News' Construction, Social Construction of Reality, web journalism, post-industrial journalism, Media, Technology and Education studies were reviewed, in order to understand how the educational sector in Curitiba remains relevant in the dissemination of its guidelines, given the change in coverage of the main newspaper in the city. The methodology included a quantitative survey of the material collected and its organization/classification, proceeding with semi-structured interviews with six qualified informants from the public and private educational segment (employers and teachers), as well as interviews with seven journalists (reporters and editors) who worked in the section in the researched period. The material from the interviews was categorized and interpreted through Content Analysis. The conclusion was that the Education section of the newspaper was in a movement to nationalize its coverage, with a predominance of behavioral guidelines on gender issues, education policies and political ideologies, a movement that was strengthened with the end of the print edition, in May 2017. The survey data and the content of the interviews revealed that the printed newspaper ended up being a milestone in this process, also due to the change in the number of Education journalists, but that was not the reason for the change in journalistic coverage. However, the effects of this change in coverage were and still are felt, in the last five years, by the educational representatives interviewed, mainly due to the lack of a space in the local media to broadcast their agendas.
Collections
- Dissertações [156]