dc.contributor.advisor | Boldt, Angelica Beate Winter, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Dayane de Lima da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T18:43:13Z | |
dc.date.available | 2022-08-10T18:43:13Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/77711 | |
dc.description | Orientadora: Angelica Beate Winter Boldt | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O ensino da Genética ao Ensino Médio tem sido alvo de grandes discussões quanto a maneira de se expor os conteúdos. Evidencia-se que as aulas não podem mais ocorrer de maneira rotineira, com uso de uma única metodologia. Assim, os educadores devem procurar alternativas para melhoria da didática e ao processo de ensino-aprendizagem. Diante disto, o presente estudo propôs um modelo didático para uma atividade prática, baseado na estrutura das variantes alélicas e dos genes que codificam os sistemas sanguíneos ABO e Rh. Por meio deste modelo, pretende-se promover o aprendizado de conceitos como segregação independente, dominância, codominância e recessividade, polialelismo e haplótipos (do gene ABO), e surgimento de alelos por recombinação não homóloga (genes do fator Rh), aplicável ao Ensino Médio e ao ensino à graduação universitária. Para tanto, utilizou-se massa de modelar para representação dos cromossomos carregando diferentes alelos e haplótipos (no caso do gene ABO) e genes (no caso dos genes que codificam o fator Rh). Simulou-se a segregação dos alelos ABO e proporção de genótipos e fenótipos resultantes de diversos cruzamentos, assim como o surgimento do alelo responsável pelo fenótipo Rh negativo. A compreensão deste conteúdo pode ser avaliada posteriormente por meio de exercícios, de forma a verificar a eficiência do aprendizado. Concluiuse que a aula proposta, que utiliza um material de baixo custo e de fácil manipulação pelos alunos, representa uma alternativa metodológica promissora para consolidar a compreensão de conceitos de diferentes níveis de complexidade, tanto na Genética Mendeliana Clássica (como dominância e recessividade), quanto na Molecular (recombinação não homóloga). | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.title | Proposta de ensino de conceitos em genética através dos genes dos sistemas ABO e RH | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |