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dc.contributor.advisorBoldt, Angelica Beate Winter, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Dayane de Lima dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T18:43:13Z
dc.date.available2022-08-10T18:43:13Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77711
dc.descriptionOrientadora: Angelica Beate Winter Boldtpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O ensino da Genética ao Ensino Médio tem sido alvo de grandes discussões quanto a maneira de se expor os conteúdos. Evidencia-se que as aulas não podem mais ocorrer de maneira rotineira, com uso de uma única metodologia. Assim, os educadores devem procurar alternativas para melhoria da didática e ao processo de ensino-aprendizagem. Diante disto, o presente estudo propôs um modelo didático para uma atividade prática, baseado na estrutura das variantes alélicas e dos genes que codificam os sistemas sanguíneos ABO e Rh. Por meio deste modelo, pretende-se promover o aprendizado de conceitos como segregação independente, dominância, codominância e recessividade, polialelismo e haplótipos (do gene ABO), e surgimento de alelos por recombinação não homóloga (genes do fator Rh), aplicável ao Ensino Médio e ao ensino à graduação universitária. Para tanto, utilizou-se massa de modelar para representação dos cromossomos carregando diferentes alelos e haplótipos (no caso do gene ABO) e genes (no caso dos genes que codificam o fator Rh). Simulou-se a segregação dos alelos ABO e proporção de genótipos e fenótipos resultantes de diversos cruzamentos, assim como o surgimento do alelo responsável pelo fenótipo Rh negativo. A compreensão deste conteúdo pode ser avaliada posteriormente por meio de exercícios, de forma a verificar a eficiência do aprendizado. Concluiuse que a aula proposta, que utiliza um material de baixo custo e de fácil manipulação pelos alunos, representa uma alternativa metodológica promissora para consolidar a compreensão de conceitos de diferentes níveis de complexidade, tanto na Genética Mendeliana Clássica (como dominância e recessividade), quanto na Molecular (recombinação não homóloga).pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.titleProposta de ensino de conceitos em genética através dos genes dos sistemas ABO e RHpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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