O conteúdo lutas como possibilidade pedagógica na educação física escolar : uma revisão de literatura
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Data
2018Autor
Oliveira, Letícia Cardoso de, 1996-
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Resumo : A Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/96. No ambiente escolar, seu objetivo é proporcionar conhecimento referente à cultura corporal através dos conteúdos estruturantes como jogos e brincadeiras, esportes, dança, ginástica e lutas. Apesar desta pluralidade, é possível constatar por meio da literatura que muitos professores ainda permanecem desenvolvendo os tradicionais esportes e pouco desenvolvem as atividades relacionadas às danças, ginásticas e principalmente às lutas. Neste sentido, buscou-se apresentar o conteúdo lutas na Educação Física Escolar a partir das legislações e das experiências na prática docente. Em um primeiro momento, analisou-se de que maneira a legislação brasileira e paranaense concebem a Educação Física escolar no que tange ao conteúdo lutas e posteriormente procurou-se identificar quais são as principais queixas e/ ou dificuldades dos professores em relação ao conteúdo lutas nas aulas de Educação Física. Por fim, apresentar relatos com possibilidades pedagógicas no desenvolvimento desta temática. O trabalho evidencia que as legislações brasileira e paranaense trazem o conteúdo lutas como uma exigência legal nas aulas de EF e até observa-se uma preocupação na elaboração de estratégias metodológicas para a efetivação deste conteúdo no ambiente escolar. Referente às dificuldades ou queixas relatadas pelos professores foram destacados alguns limitadores como estrutura inapropriada, falta de materiais, vestimentas, falta de vivência prática com algumas modalidades de luta, formação acadêmica precária e insegurança em desenvolver este conteúdo por associação com atos de violência e agressividade. Contrapondo a isto, é possível encontrar na literatura diversas possibilidades de desenvolver o conteúdo lutas no ambiente escolar, sem depender diretamente da estrutura física, de materiais específicos ou ter experiência prática com alguma modalidade de luta e principalmente entendendo que o comportamento violento constitui uma característica presente na sociedade como um todo, por isso, independente do conteúdo trabalhado, se não houver fundamentação, intensão pedagógica e objetivo determinado, corre-se o risco de gerar tensões e conflitos.
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