dc.contributor.advisor | Ramos, Danilo, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.author | Correa, Jonas Wawcziniak, 1996- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-19T14:40:44Z | |
dc.date.available | 2022-08-19T14:40:44Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/77640 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 29/03/2022 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 106-111 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O fluxo é um estado mental e emocional caracterizado por um profundo envolvimento do indivíduo em uma atividade, em que a percepção de metas e desafios é compatível com seus níveis de habilidade, gerando profunda concentração e grande satisfação. O objetivo da presente pesquisa foi investigar as experiências de fluxo em situações de práticas individuais do piano popular, por meio da Técnica Pomodoro, um método de gerenciamento de tempo criado por Francesco Cirillo, em que o indivíduo alterna suas atividades entre sessões de treino compostas por períodos de 25 minutos de prática e cinco minutos de pausa. Uma metodologia híbrida foi utilizada para dar conta do objetivo proposto: (1) a observação participante e (2) um estudo de casos múltiplos, que foi realizado com a participação de outros dois pianistas. Cada participante realizou 60 sessões de prática de estudo do piano popular por meio da Técnica Pomodoro, num período de 30 dias. Em cada dia de prática, duas atividades eram realizadas: uma envolvendo a execução de exercícios técnicos (exemplo: método Carl Czerny) e a outra envolvendo a harmonização de melodias sobre standards de música popular brasileira. Após a realização de cada sessão de Pomodoro, os participantes preenchiam um formulário que continha nove indicadores da experiência de fluxo. Após o término do treino do dia, eles também preenchiam um diário reflexivo. O teste ANOVA foi aplicado para fazer a comparação entre as médias das respostas dos participantes para cada item da escala, em função das duas atividades realizadas, a partir do delineamento experimental 9 (indicadores de fluxo) versus 2 (atividades realizadas), enquanto uma análise de conteúdo foi aplicada sobre os relatos do diário reflexivo. Os resultados apontam que três indicadores de fluxo ocorreram com mais frequência na atividade de elaboração de arranjo do que na atividade de execução de exercícios técnicos: concentração, perda do self e atemporalidade. Dessa maneira, foi possível inferir que o tipo de atividade exercida pelos participantes influenciou na ocorrência de experiências de fluxo durante as práticas. Além disso, a Técnica Pomodoro parece ter contribuído para a ocorrência de seis indicadores de fluxo em ambas as atividades investigadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Flow is a mental and emotional state characterized by a deep involvement of the individual in an activity, in which the perception of goals and challenges is compatible with their skill levels, generating deep concentration and great satisfaction. The objective of the present research was to investigate the experiences of flow in situations of individual practices of the popular piano through the use of the Pomodoro Technique, a time management method created by Francesco Cirillo, in which the subject alternates his activities between training sessions for periods of 25 minutes of practice and five minutes of break. A hybrid methodology was used to achieve the proposed goal: (1) a participant observation and (2) a multiple case study, which was carried out with the participation of two other pianists. Each participant performed 60 practice sessions to study the popular piano using the Pomodoro Technique in a period of 30 days. On each day of practice, two activities were carried out: one involving the execution of technical exercises (example: Carl Czerny method) and the other involving voicing conduction procedures from melodies on Brazilian popular music standards. After completing each Pomodoro session, participants filled out a form that contained nine indicators of the flow experience. After the day's training was over, they also filled out a reflective diary. The ANOVA test was applied to compare the means of the participants' responses for each item of the scale, depending on the two activities performed, from the experimental design 9 (flow indicators) versus 2 (activities performed), while an analysis of content was applied to the reflective diary reports. Results show that three flow indicators occurred more frequently in the arrangement activity than in the technical exercises: concentration, loss of self and timelessness. It was possible to infer, then, that the type of activity performed by the participants influenced the occurrence of flow experiences during their practices. Moreover, the Pomodoro Technique seems to have contributed to the occurrence of six flow indicators in both activities. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Piano - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Piano - Técnica | pt_BR |
dc.subject | Musica para piano - Estudo e exercícios | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.title | Experiências de fluxo durante sessões de estudo individuais do piano popular por meio do uso da técnica Pomodoro | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |