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dc.contributor.advisorDelattre, Ana Marcia, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorFracaro, Bruna, 1997-pt_BR
dc.contributor.authorTassa, Chadia Mohamad, 1997-pt_BR
dc.contributor.authorDoi, Gabrielle Esther, 1995-pt_BR
dc.contributor.authorPaladini, Luis Henrique, 1997-pt_BR
dc.contributor.otherVillegas, Isabela Lucia Pellosopt_BR
dc.contributor.otherDias, Lourenço Aquinopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Fisioterapiapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T18:55:37Z
dc.date.available2022-08-11T18:55:37Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77603
dc.descriptionOutros autores: Chadia Mohamad Tassa, Gabrielle Esther Doi, Luis Henrique Paladinipt_BR
dc.descriptionOrientador: Ana Marcia Delattre Zocolottipt_BR
dc.descriptionColaboradores: Lourenço Aquino Dias, Isabela Pelloso Villegaspt_BR
dc.descriptionArtigo (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Fisioterapia.pt_BR
dc.description.abstractResumo : A Equoterapia (EQ) utiliza o cavalo como principal instrumento de intervenção nas áreas de saúde. Evidências sugerem que este tratamento beneficia os aspectos psicomotores de indivíduos típicos ou não, melhorando as habilidades motoras, interação social, comunicação e integridade sensorial. Entretanto, o efeito da EQ no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ainda é pouco explorado. Desta forma, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da EQ nos aspectos neuropsicomotores em crianças de 3 a 12 anos com diagnóstico de TEA, dando ênfase na análise do equilíbrio, aspectos cognitivos, psíquicos e sociais, na coordenação motora fina e na integração sensorial dos participantes. Para testar esta hipótese, foram formados dois grupos: Grupo Experimental (GE, n=5), composto por crianças que estavam iniciando o tratamento de EQ (1 sessão por semana; 30 minutos durante 16 semanas), e Grupo Controle (GC, n=5), formado por crianças que não faziam EQ. Foram aplicadas a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM); Avaliação de Traços Autísticos (ATA) e Escala de avaliação do Perfil Sensorial Abreviado no início e final do tratamento em ambos os grupos. Nossos resultados mostram melhora significativa na motricidade global e linguagem, e aspectos psicossociais, respectivamente p<0,001 e p<0,04. Além disso, sugerem tendências de melhora na avaliação da motricidade fina, organização espacial, esquema corporal e equilíbrio (p<0,05; p<0,08; p<0,09, respectivamente). Não houve alteração significativa da integridade sensorial. Com este estudo pode-se concluir que a EQ foi eficaz em diversos aspectos neuropsicomotores de crianças com TEA e, portanto, pode ser uma ferramenta útil na aquisição de habilidades funcionais.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEquoterapiapt_BR
dc.subjectTerapia assistida por animaispt_BR
dc.subjectAutistaspt_BR
dc.titleFisioterapia : Efeitos da equoterapia nos aspectos neuropsicomotores em crianças de 3 a 12 anos com transtorno do espectro do autismopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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