• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Material didático para o ensino de genética estruturado na concepção visual e interativa

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    LEA APARECIDA MARINHO DE OLIVEIRA MILITAO.pdf (2.350Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Militão, Léa Aparecida Marinho de Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: São vários os avanços relacionados à área genética que instigam a curiosidade coletiva e que estão sendo divulgados pela mídia de modo superficial, ou seja, em desacordo com as orientações educativas, pois o entendimento da genética molecular e suas implicações requerem uma base sólida de conhecimento que deve ser adquirida na escola. O estudo da genética no espaço escolar do ensino médio, por sua vez, deve fomentar tanto a compreensão, quanto a autonomia dos alunos na manipulação de informações de cunho biológico amplo, de modo eficaz e eficiente. Neste sentido, considerando a necessidade de um processo ensino/aprendizagem cada vez mais eficiente e relevante, o presente trabalho desenvolveu e testou o material didático para o ensino de genética estruturado na concepção visual e interativa, buscando tornar alguns conceitos até então, amplamente abstratos, assimiláveis. No presente estudo, a aplicação de um pré-teste e um pós-teste possibilitou a averiguação do conhecimento prévio e ainda como o tema foi assimilado pelos estudantes, mediante o uso do modelo didático empregado com a aula expositiva. A grande maioria dos estudantes apresentou significativo interesse pelo uso do material didático referente ao núcleo celular e, obtiveram uma melhor assimilação do conteúdo. Sendo assim, uma aprendizagem é mais significativa, quanto mais relações com sentido o aluno for capaz de estabelecer, seja, visualizando um modelo didático ou, ainda, por meio, da interação e manuseio do material disponibilizado nas aulas de genética.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/77470
    Collections
    • Genética para professores do ensino médio [133]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV