Proposta de modernização e eficientização em escola do ensino básico
Resumo
Resumo: Este trabalho propõe a modernização da iluminação e do condicionamento ambiental das dependências de uma escola de ensino básico de Campo Mourão, Paraná, com base em parâmetros, normas e requisitos pautados em eficiência energética. O desenvolvimento do trabalho transcorreu a partir de visitas técnicas na edificação mapeando as condições estruturais existentes, diagramando a instalação elétrica da planta e registrando as especificações técnicas dos equipamentos ligados ao condicionamento térmico. Através de simulações, elaborou-se o estudo luminotécnico das salas de aula com a inserção de lâmpadas LED complementando com a melhoria de iluminância média pelo reposicionamento das luminárias existentes, e também oportunizou-se automatizações das lâmpadas em ambientes de circulação dos prédios. Simultaneamente, considerou-se duas soluções para redução da carga térmica das salas com a utilização de forro de EPS (isopor) e também a pintura do telhado com tinta acrílica emborrachada branca, validando-os também com ferramenta computacional. Através destas propostas, entregou-se a revitalização dos espaços de convivência frequente com o aumento no desempenho luminotécnico, redução de 57,6% da demanda em iluminação, classificação de eficiência energética em iluminação nível A conforme RTQ-C, e redução total da carga térmica de resfriamento em 13,34%, possibilitando o melhor aproveitamento do espaço para inserção condicionadores de ar de nível A de eficiência energética conforme Programa Brasileiro de Etiquetagem. No aspecto de viabilidade econômica das soluções, a proposta luminotécnica resultou em um payback descontado de 9,13 meses com benefício mensal de R$ 3.725,97; a proposta de pintura do teto com retorno em 12,74 meses; a inserção de forro de isopor em 26,55 meses; a solução conjunta de isolamento térmico em 25,05 meses com benefício mensal de R$ 925,61. Isto posto, o projeto entrega para a escola ações de uso eficiente dos recursos energéticos visando conforto e melhor estrutura para as práticas educacionais Abstract: This work proposes a modernization of the lighting and environmental conditioning of the dependencies of an elementary school located at Campo Mourão, Paraná, based on parameters, standards and requirements lined with an energy efficiency ethos. The development of this work occurred based on a series of technical visits on site,mapping the existing structural conditions, diagramming the plant’s electrical installation, and registering the technical specifications of the equipments linked to the thermical monditioning. Through simulations, a lighting technique study of the classrooms was developed with the insertion of LED lamps, complementing the further improvement of the average lightning of the rooms achieved with the repositioning of existing luminaires. Additionally, it was also possible to automate the lamps where commom circulation occurs in the buildings. Simultaneously, two solutions were considered to reduce the thermal load of the rooms: the use of EPS (expanded polystyrene) lining, and roof painting with white rubberized acrylic paint — with both being validated with a computer software. Through these proposals, a revitalization of frequent living spaces with an increase in lighting and energy performance, reduction of 57.6% in illumination’s demand, level A energy efficiency in illumination according to RTQ-C, and a total reduction of the cooling load by 13.34%, enabling the best use of space for the insertion of energy efficiency level A air conditioners according to the Brazilian Labeling Program. In terms of the economic viability of the solutions, the lighting efficiency resulted in a discoun ted payback of 9.13 months with a monthly benefit of R$ 3,725.97; the ceiling painting proposal with a return of 12.74 months; the insertion of EPS lining in 26.55 months; and the joint thermal insulation solution in 25.05 months with a monthly benefit of R$ 925.61. That said, the project delivers actions for the efficient use of energy resources to the school, aiming at comfort and a better structure for educational practices