dc.contributor.advisor | Dias, João da Silva, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Michelle Menezes, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.other | Baraniuk, James Alexandre, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Eficiência Energética e Geração Distribuída | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T14:48:41Z | |
dc.date.available | 2022-07-21T14:48:41Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/77187 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. João da Silva Dias | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof. Dr. James Baranuik | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Eficiência Energética e Geração Distribuída | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho mostra a possibilidade de eficientizar um ambiente, considerando os requisitos indicados pela norma brasileira ABNT NBR ISO/CIE 8995-1, com foco na qualidade da iluminação aliado a economia de energia. Poderá ser observado estudos de caso, em diferentes tipos de sala de aula e laboratórios, os quais foram analisados como estão atualmente e propostas algumas soluções com as tecnologias de anti-ofuscamento, troca de luminárias, posição das luminárias, e até mesmo quantidade de luminárias nas salas de aula, para atender os requisitos de qualidade proporcionando uma melhor execução das tarefas realizadas no ambiente. Para cada solução proposta foi realizado simulações no DIAlux Evo, para obter a iluminância média, o índice UGR (índice de ofuscamento) e o fator de uniformidade da iluminação do ambiente, em seguida foi feito uma análise comparativa das condições iniciais com as soluções propostas em cada caso. Nas soluções propostas verificou-se que aumentando a quantidade de luminárias nos laboratórios é possível reduzir problemas de ofuscamento existentes, e para não aumentar o consumo de energia, projetou-se as novas luminárias como complemento para ser acionadas somente quando necessário. Foi proposta também uma solução para sala de videoconferência para filmar as aulas sem contrates ou ofuscamentos garantindo que seja possível assistir as aulas enxergando o professor, o quadro branco e projetores, a proposta foi criar uma iluminação de estúdio. Considerando a potência instalada em cada sala de aula, foi possível escolher as soluções propostas que melhor atendem os requisitos de qualidade de iluminação, para
execução das tarefas específicas no ambiente, garantindo conforto e preservando a saúde de todos, com o menor consumo energético mantendo a eficientização. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The study accomplished shows the possibilities to make a study ambient efficient taking in acount the requirements indicated from the Brazilian rule ABNT NBR ISO/CIE 8995-1 focusing on ilumination quality, besides saving energy. Different kinds of classrooms and an electronic laboratory can be verified in case studies, which have been analysed how they are currently and have also proprosed some solutions based on anti glare technologies, changing models of lamps, their position and the amount of them applyed in the classrooms, in order to attend the quality requested providing a better execution of tasks performed in study ambients. For each proposed solution it has been fullfiled planty of simulations on DIAlux Evo, so as to get medium illuminance, furthermore, both UGR index and the uniformity factor of ambient illumination. Moreover, the next step which is a comparative analysis of preview condition against the proposed solutions in each case.In the proposed solutions it was verified that is possible to reduce glare issues in the laboratories througout the amount of lamps installed, and to not increase the energy consuption, it was designed the newest lamps as a complement, to turn it on only when it is required. It was also proposed a solution to record the classes without either contrast or glare in the videoconference room, making possible watching the classes seeing the teacher, board and the images clearly, this proposal it was to create a studium illumination. All in all, taking in acount the power installed in each ambient, that has made the choice of the best solutions possible to attend the ilumination qualilty required to do the tasks inside the study ambientes, with less enegy consuption, making it efficient. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Energia eletrica - Consumo | pt_BR |
dc.subject | Iluminação - Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Salas de aula - Iluminação | pt_BR |
dc.title | Eficientização e modernização da iluminação para diferentes tipos de sala de aula | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |