Blockchain as a service (BAAS) : uma proposta de análise do modelo de negócio de um projeto de poupanças fintech
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Cordeiro, Verelise Yasmin de Souza, 1998-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O setor financeiro tem sofrido mudanças intensas desde a última década, especialmente em termos tecnológicos. A indústria Fintech traz um novo paradigma e abre muitas opções de inovação ao despertar esta evolução. No que diz respeito ao seu desenvolvimento, a variável da tecnologia Blockchain contribui positivamente para o avanço da Fintech, pois está no centro de muitas oportunidades relacionadas amelhoria de eficiência, transparência e segurança. Com as oportunidades tecnológicas em desenvolvimento, tornase possível a concepção de modelos de negócios que antes não eram viáveis. O objetivo deste trabalho foi realizar a análise propositiva sobre a avaliação do modelo de negócio Fintech, de um projeto de poupanças em Blockchain. Esta pesquisa tratase de um estudo de caso e apresentou uma abordagem exploratória de caráter qualitativo. Foram compilados através da Revisão Bibliográfica, os principais modelos de negócio Fintech encontrados na literatura entre 2018 e 2020, onde se verificou uma lacuna com relação aos modelos de negócios da área de poupanças. Dentre as ações do método de pesquisa, após o planejamento, foram coletados dados primários e secundários, tabulados de acordo com a plataforma do Business Model Canvas (BMC) e Dornelas (2018),respectivamente. Os resultados mostram a caracterização do modelo de negócio do Projeto estudado. Exibem a avaliação teórica do Mercado, onde o nicho Blockchainse mostra promissor com movimento monetário do setor ultrapassando os US$ 422 milhões até 2025. Faz a comparação entre dez concorrentes diretos do projeto no mercado de atuação. Além de classificar a Atratividade do Mercado com alto potencialatrativo relacionado à necessidade dos clientes, valor gerado aos usuários, ciclo de vida do serviço, estrutura de mercado e a taxa de crescimento do mercado.