• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Proposta de diversificação de práticas de avaliação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    SOUZA, Renata Barbosa da Silva de.pdf (1.479Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Souza, Renata Barbosa da Silva de, 1987-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Tendo como objetivo principal pensar, questionar e procurar transformar as ações pedagógicas quanto às práticas avaliativas, propõe-se neste trabalho a aplicação de diversificação de práticas de avaliação. Avaliar o aluno indicando apenas seus erros, sem se preocupar com a aprendizagem, é comum e realidade no ambiente escolar. Geralmente, a avaliação da aprendizagem é tida como o fim de um processo, normalmente usada para "medir" o conhecimento dos alunos, e ao final desse processo, o conteúdo programático é considerado cumprido sem, muitas vezes, refletir se houve realmente a aprendizagem ou não. Entende-se que a avaliação é essencial ao processo educativo quando concebida com problematização, questionamento e reflexão sobre a ação com base nas teorias científicas; é necessário pensar, questionar e procurar transformar as práticas avaliativas, sobretudo com mudanças nas ações pedagógicas. Neste contexto, este trabalho aborda uma reflexão sobre os atuais métodos de avaliação e propõe a diversificação de estratégias de ensino para uma avaliação mais significativa, considerando ampliar as possibilidades de avaliação do conhecimento. Para isso, são propostas e aplicadas no Colégio Estadual Professora Sully da Rosa Vilarinho, do município de Pontal do Paraná, Estado do Paraná, quatro estratégias: a Abordagem por Resolução de Problemas, trazendo situações-problemas da vida real para serem exploradas, mostrando a matemática como ferramenta para solucionar situações cotidianas e transformando o ato de avaliar em um processo menos autoritário; a Modelagem Matemática como forma diferenciada de metodologia e avaliação, visto que essa prática ainda é pouco utilizada nas escolas e pode ser um sucesso ao tornar o aluno o centro do processo de sua aprendizagem; e as Avaliações Diagnósticas Formativas, disponibilizadas na plataforma do Ministério da Educação como auxílio ao retorno das aulas presenciais após a pandemia da Covid-19 e visam dar um direcionamento aos alunos através do seu nível de aprendizagem. Além disso, algumas formas tradicionais de avaliação são utilizadas para comparação dos métodos e demais formas de avaliar. Os resultados dessas aplicações levam à reflexão crítica sobre o conceito de avaliação e o processo de ensino aprendizagem ao identificar a importância de diversificar métodos de avaliação e repensar a prática educativa.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76921
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática [8]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV