Mostrar registro simples

dc.contributorMello, Lilian Medeiros dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografiapt_BR
dc.creatorTelles, Chayanne Alessandrapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T17:35:39Z
dc.date.available2023-12-06T17:35:39Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76902
dc.descriptionOrientadora: Lilian Medeiros de Mellopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Oceanografia com Habilitação em Gestão Ambiental Costeirapt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma proposta de inclusão de atividades de Educação Ambiental nas atividades educativas de crianças deficientes visuais, corroborando com as orientações da Política Nacional de Educação Ambiental e com a Politica Educacional de Inclusão. O trabalho se pauta na hipótese de que, através de uma orientação adequada, algumas mudanças e adaptações na escola, no currículo e na maneira de interagir e ensinar, todos os alunos poderão se beneficiar da convivência e aprendizagem junto com outros alunos que aprendem por caminhos diferentes. Para tanto, optou-se por adaptar, dentro das necessidades especiais de aprendizagem das crianças deficientes visuais, a metodologia Mentalidade Maritima, desenvolvida pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), como uma proposta de educação ambiental para escolas da zona costeira do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma metodologia que envolve as Ciências do Ambiente, a Arte e a Educação Psicofisica. Durante os meses de agosto e setembro de 2007, foi realizado um programa de aulas com alunos da Escola de Educação Especial Osny Macedo Saldanha, da cidade de Curitiba, Estado do Paraná. Foram trabalhados conteúdos relativos às Ciências do Mar, em especial aos ecossistemas litorâneos, sendo realizadas tanto aulas teóricas como também aulas de campo, permitindo aos alunos integrarem os conhecimentos teóricos às vivências na natureza, além de permitir que eles aprimorassem seus outros sentidos (tato, olfato e audição). Para avaliá-los foi utilizada a técnica de mapeamento conceitual, a qual apontou um aproveitamento bastante significativo por parte dos alunos e mostrou que eles souberam relacionar de maneira expressiva os conceitos ambientais ensinados em sala de aula, permitindo desta forma a construção e o desenvolvimento e de suas percepções e sensibilidades ambientais. Palavras-chave: Educação Ambiental. Deficiência visual. Inclusão. Observação participante. Avaliação da aprendizagem. Mapas conceituais. Oceanografia.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a proposal for inclusion of activities for Environmental Education in educational activities for visually impaired children, corroborating with the guidelines of the National Environmental Education Policy and the Politics of Inclusion Education. The work is guided in the event that, through an appropriate direction, some changes and adjustments in school, the curriculum and the way to interact and teach, all students can benefit from living and learning alongside other students who learn by paths different. To do so, you have chosen to adapt, within the special learning needs of children visually impaired, the methodology Mentality Seas, developed by the Core of Education and Environmental Monitoring (NEMA), as a proposal for environmental education for schools in the coastal area of Rio Grande do Sul It is a methodology that involves the Environment Sciences, the Arts and Education Psychophysics. During the months of August and September of 2007, was conducted a program of classes with students of the School of Special Education Osny Macedo Saldanha, the city of Curitiba, State of Parana. They were worked on the content of Marine Sciences, in particular to ecosystems coasts, both being held lectures as well as classes in field, allowing students to integrate the theoretical knowledge to experiences in nature, and allow them improving their other senses (tact, hearing and smell). To evaluate them was used the technique of mapping conceptual, which noted a very significant advantage on the part of students and showed that they knew how expressive relate to the environmental concepts taught in the classroom, thereby enabling the construction and development and their perceptions and environmental sensitivities. Keywords: Environmental Education. Visual impairment. Inclusion. Participant observation. Evaluation of learning. Conceptual maps. Oceanography.pt_BR
dc.format.extent78f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDeficiência visual - Aspectos sociais - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectOceanografiapt_BR
dc.titleEducação ambiental e deficiência visual: uma proposta de atividades voltadas ao ecossistema marinhopt_BR
dc.typeTCC Graduaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples