Indústria 4.0 : um modelo de provedor de serviços logísticos 4.0
Resumo
Resumo: A indústria 4.0 é um fenômeno que promete transformar o modo como os produtos são fabricados, devido a demanda crescente por produtos individualizados e cada vez mais personalizados, as organizações tendem a digitalizar seus processos de manufatura com a adoção de tecnologias digitais, transformando-as em fábricas inteligentes, totalmente conectadas e com alto grau de autonomia. Isso trará implicações a todos os atores da cadeia de suprimentos que deverão se ajustar para colaborar com essa nova era industrial, com a finalidade de que os benefícios esperados sejam plenamente experimentados. A inserção de tecnologias digitais na indústria, na cadeia de suprimentos e nos processos logísticos oportunizam um melhor desempenho, agilidade, transparência, responsividade e redução de custo, levando a uma melhor percepção de valor pelos clientes. Por outro lado, buscando focar seus esforços em atividades essências, as organizações ao longo das décadas demandaram mais serviços terceirizados aos provedores de serviços logísticos, que possuem atualmente um papel central dentro das empresas, atuando muitas vezes como coordenador e orquestrador das cadeias de suprimentos. Para que os provedores de serviços logísticos continuem atuando como principais atores dentro da cadeia de suprimentos eles devem levar em conta um novo cenário que vem se desenhando na última década, o ambiente 4.0. Este trabalho propõe um modelo consistente, mas não enrijecido, pelo qual os provedores logísticos poderão recorrer para direcionar suas estratégias e tomadas de decisão, buscando atuar de forma mais autônoma e proativa dentro da cadeia de suprimentos do futuro, afim de se manterem atores essenciais e estratégicos para as organizações. Por meio de uma revisão sistemática da literatura e com o uso de metodologia qualitativa exploratória, realizou-se um questionário aplicado em entrevistas semiestruturadas com organizações do setor de prestação de serviços logísticos, no qual os conhecimentos práticos colaboraram para o aprimoramento do modelo. Como resultado, foram estabelecidas e agrupadas 6 dimensões, sendo: (1) Pessoas, (2) Tecnologias, (3) Infraestrutura, (4) Relacionamentos, (5) Serviços e (6) Organizacionais, além de 8 desafios, 5 barreiras e uma ameaça, que devem ser observadas pelas organizações provedoras de serviços logísticos na busca de atenuarem os impactos da indústria 4.0. A compreensão dos desafios, barreiras e ameaças por essas organizações pode trazer importantes contribuições e apoia-las na tomada de decisão para se adaptarem ao ambiente 4.0. Abstract: Industry 4.0 is a phenomenon that promises to transform the way products are manufactured, due to the growing demand for individualized and increasingly personalized products, organizations tend to digitize their manufacturing processes with the adoption of digital technologies, transforming them into smart factories, fully connected and with a high degree of autonomy. This will have implications for all actors in the supply chain that will have to adjust to collaborate with this new industrial era so that the expected benefits are fully experienced. The insertion of digital technologies in the industry, in the supply chain, and the logistical processes provides an opportunity for better performance, agility, transparency, responsiveness, and cost reduction, leading to a better perception of value by customers. On the other hand, seeking to focus their efforts on essential activities, organizations over the decades have demanded more outsourced services from logistics service providers, who currently have a central role within companies, often acting as coordinators and orchestrators of supply chains. For logistics service providers to continue acting as the main actors within the supply chain, they must consider a new scenario that has been taking shape in the last decade, the 4.0 environment. This work proposes a consistent model, but not rigid, by which logistics providers can use to direct their strategies and decision-making, seeking to act more autonomously and proactively within the supply chain of the future, to remain essential actors in the strategics of organizations. Through a systematic literature review and an exploratory qualitative methodology, a questionnaire was applied in semi-structured interviews with organizations in the logistics service sector. Practical knowledge contributed to the improvement of the model. As a result, 6 dimensions were established and grouped, being: (1) People, (2) Technologies, (3) Infrastructure, (4) Relationships, (5) Services, and (6) Organizational, in addition to 8 challenges, 5 barriers, and a threat, which must be observed by organizations providing logistics services in the search to mitigate the impacts of industry 4.0. Understanding the challenges, barriers, and threats, of these organizations can bring important contributions and support them in decision-making to adapt to the 4.0 environment.
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