• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - GABRIELA SILVA SAFRAIDER.pdf (2.257Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Safraider, Gabriela Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A motivação dos alunos de música tem sido uma questão pertinente e alguns estudos têm sido desenvolvidos com o objetivo de auxiliar a prática musical dos adolescentes e trazer novas estratégias motivacionais. Na prática em sala de aula é possível observar que os alunos adolescentes exigem atenção e dedicação especial dos professores para que se mantenham motivados no estudo instrumental diário. As muitas transformações psicológicas, físicas e sociais que surgem nessa faixa etária podem fazer com que o indivíduo passe a duvidar de suas habilidades e a não enxergar a possibilidade de desenvolvimento através da prática. Dessa forma, o professor de instrumento tem papel relevante na manutenção da motivação desses alunos, em especial. A partir de referenciais como Edward L. Deci e Richard M. Ryan com a Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas, esta pesquisa aponta para a necessidade de mapear os comportamentos e estratégias do professor nas aulas de música e elucidar seu cometimento frente às Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos adolescentes. O objetivo geral deste estudo, portanto, foi conhecer as crenças, opiniões e atitudes dos professores de instrumento sobre as Necessidades Psicológicas Básicas, no contexto da promoção da motivação dos alunos adolescentes para aprender música. Para alcançar este objetivo a metodologia utilizada foi o Estudo de Levantamento (survey) e os dados foram colhidos por meio de um questionário. Os resultados obtidos trazem considerações para os professores de música sobre o planejamento e a condução das aulas para ampliar a motivação dos adolescentes. Também é constatado, por meio dos resultados, que uma boa regulação da motivação é capaz de permitir aprendizagem e rendimentos mais eficazes.
     
    Abstract: Music student’s motivation has been a relevant question and some studies have been developed with the objective to assist adolescents’ musical practice and bring new motivational strategies. In classroom practice it is possible to observe that adolescents students demand special attention and dedication from teachers to keep motivated at daily musical study. The many transformations, as psychology, physical and social, that appears in this age group can make the individuals start doubting about their abilities and not seeing the possibility of development through the practice. Thus, the musical instrument teacher has a relevant role in maintaining these students’ motivation, in particular. From references as Edward L. Deci and Richard M. Ryan with their Basic Psychological Needs Theory, this research leads to the necessity of mapping the teacher’s behaviors and strategies in music classes and clarify their commitment to the adolescents students’ Basic Psychological Needs. The general objective of this study was, therefore, meet the instrument teachers’ beliefs, opinions and attitudes about Basic Psychological Needs, in the context of promoting adolescents students’ motivation to learn music. To reach this objective the used methodology was survey study and the data was collected through a questionnaire. The obtained results bring considerations for music teachers when it comes to planning and driving classes, that can, therefore, enlarge adolescent’s motivation. It is proven, through the results, that a good regulation of motivation is able to allow more effective learning and performance.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76354
    Collections
    • Dissertações [201]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV