dc.contributor.advisor | Parisoto, Mara Fernanda, 1985- | pt_BR |
dc.contributor.author | Toledo, Igor Mateus dos Santos, 1997- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-13T20:29:54Z | |
dc.date.available | 2022-07-13T20:29:54Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/76318 | |
dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Mara Fernanda Parisoto | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em curso de Licenciatura em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p.47-50 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : o presente Trabalho de Conclusão de Curso busca analisar as contribuições do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na formação inicial dos alunos participantes. Intenciona ainda analisar as concepções do ser professor que foram formadas a partir da inserção dos alunos ao contexto escolar. Analisar também, diante das práticas pedagógicas elaboradas no projeto, quais os incentivos do PIBID para a formação e construção da identidade docente. Diante disso, buscou-se realizar uma análise das contribuições gerais proporcionadas pelo programa na formação dos bolsistas, além disso, compreender, por meio dos relatos dos alunos, a importância da bolsa (auxílio financeiro), como incentivo para a participação dos alunos no programa. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de análise qualitativa através da aplicação de um questionário composto por questões discursivas com os alunos participantes do PIBID na vigência de 2018 a 2019. Os dados utilizados para o desenvolvimento da pesquisa foram baseados nos relatos de cinco alunos participantes do programa. Para a melhor compreensão dos objetivos do trabalho, os dados foram analisados em três categorias: concepções sobre ser professor, O PIBID como incentivo à formação docente e contribuições gerais. Os dados mostram que o programa PIBID é fundamental para a valorização da formação docente dos bolsistas, incentivando-os a seguir a carreira profissional. Alguns relatos dos alunos participantes revelaram que o PIBID proporciona, enquanto política pública de valorização da formação docente, o amadurecimento da profissão, oportunizando o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas, contribuindo para a qualificação da profissão e da educação básica. Por meio dos resultados da pesquisa, conclui-se que o PIBID contribui para a qualificação da formação inicial dos alunos participantes, considerado como uma ferramenta promissora de incentivo à formação docente nos cursos de licenciatura. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Projetos científicos | pt_BR |
dc.title | As contribuições do PIBID na formação inicial de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |