Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Irene de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorBorghi, Juliana Marquespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-04T12:50:51Z
dc.date.available2022-07-04T12:50:51Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76160
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Claudia Irene de Quadrospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 25/04/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 230-244pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa analisa a relação da comunicação pública e da extensão universitária em propostas que permeiam a prática cultural, realizadas no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O NEABI se desenvolveu a partir do Plano Nacional de Diretrizes Curriculares para fortalecer e institucionalizar orientações sobre relações étnico-raciais, primeiramente contemplando a cultura afro-brasileira; e posteriormente, a indígena. No IFPR, o Núcleo foi criado em 2018, com o propósito de incentivar ações que trabalhem a inclusão social e a troca de saberes por meio da coletividade e do diálogo. Problematiza-se, desta forma, como a comunicação pública pode contribuir para o desenvolvimento da extensão universitária relacionada às ações interculturais e políticas dialógicas representadas em dois projetos do Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena do Instituto Federal do Paraná, por meio da participação e da percepção dos atores sociais envolvidos nestes processos? Desenvolve-se, para tanto, uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Entre os procedimentos metodológicos que serão adotados, estão: revisão bibliográfica, pesquisa documental, observação sistemática, survey com participantes dos dois projetos de extensão, e entrevistas em profundidade com coordenadores, e semiestruturadas com os demais integrantes selecionados a partir da aplicação do survey. Os dados coletados pelas entrevistas foram estudados por meio da Análise de Conteúdo. Os operadores teóricos desta pesquisa foram divididos em três eixos: comunicação pública, extensão universitária e interculturalidade. Os diálogos entre a universidade e a sociedade, presentes em ambos projetos de extensão, foram a motivação para a escolha deste trabalho. Deste modo, procuramos compreender como a troca de conhecimento envolve os atores sociais, e de que modo as culturas afro-brasileiras e indígenas têm sido representadas nas ações propostas pelo viés da comunicação pública. Os projetos de extensão selecionados nesta pesquisa são desenvolvidos em duas cidades paranaenses. Em Curitiba, capital do estado, é realizado o "Capoeirando no IFPR: saberes e práticas de um patrimônio cultural do Brasil e da humanidade"; e em Paranaguá, cidade litorânea, acontece o "Núcleo de defesa dos direitos dos povos e comunidades tradicionais". Por meio de práticas dialógicas, da coletividade e do conhecimento a respeito destas culturas, caminhos possíveis são trilhados para o desenvolvimento de processos que contemplem as diversidades.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research analyzes the relationship between public communication and university extension in proposals that permeate cultural practice, carried out at the Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies (NEABI) of the Federal Institute of Paraná (IFPR). NEABI developed from the National Plan of Curriculum Guidelines to strengthen and institutionalize guidelines on ethnic-racial relations, primarily contemplating Afro-Brazilian culture; and later, the indigenous. At IFPR, the Nucleus was created in 2018, with the purpose of encouraging actions that work on social inclusion and the exchange of knowledge through collectivity and dialogue. Thus, it is problematized how public communication can contribute to the development of the university extension related to the cultural and political dialogic actions represented in two projects of the Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies of the Federal Institute of Paraná, through the participation and perception of the social actors involved in these processes? We developed, for this, an exploratory research, with a qualitative approach. Methodological procedures that will be adopted include: bibliographic review, documentary research, systematic observation, survey with participants of the two extension projects, and in-depth interviews with coordinators, and semi-structured with the other members selected from the application of the survey. The data collected by the interviews were studied through Content Analysis. The theoretical operators of this research were divided into three axes: public communication, university extension and interculturality. The dialogues between the university and society, present in both extension projects, were the motivation for choosing this work. Thus, we try to understand how the exchange of knowledge involves social actors, and how Afro-Brazilians and indigenous cultures have been represented in the actions proposed by the bias of public communication. The extension projects selected in this research are developed in two cities of Paraná. In Curitiba, the state capital, the "Capoeirando no IFPR: knowledge and practices of a cultural heritage of Brazil and humanity" is held; and in Paranaguá, a coastal city, the "Center for the defense of the rights of traditional peoples and communities" takes place. Through dialogical practices, collectivity and knowledge about these cultures, possible paths are trodden for the development of processes that contemplate diversities.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação na administração públicapt_BR
dc.subjectExtensão universitariapt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleCaminhos para a construção da interculturalidade : a relação entre a extensão universitária e a comunicação pública no NEABI - IFPRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples