Show simple item record

dc.contributor.advisorAlberti, Eliane do Rocio, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorBittencourt, Ewerton da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Físicapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T18:30:28Z
dc.date.available2022-05-31T18:30:28Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76118
dc.descriptionOrientadora: Eliane do Rocio Albertipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Física.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho teve como objetivo analisar como o uso de atividades práticas na área de Física facilitam o ensino e a compreensão de conteúdos relacionados a termodinâmica no Ensino Médio, do Instituto Federal de Paranaguá, no estado do Paraná. A metodologia de pesquisa pautou-se em observações em sala de aula e na elaboração e aplicação de atividades experimentais por meio da realização de cinco oficinas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio, sobre conteúdos envolvendo termodinâmica. De acordo com os resultados obtidos, constatou-se que o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem por meio da aplicação de experimentos favorecem a assimilação e apropriação do conhecimento científico, tendo em vista a mediação entre professor e alunos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleTermodinâmica aplicada no Ensino Médio no Instituto Federal de Paranaguápt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record