dc.contributor.advisor | Alberti, Eliane do Rocio, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.author | Bittencourt, Ewerton da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Física | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T18:30:28Z | |
dc.date.available | 2022-05-31T18:30:28Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/76118 | |
dc.description | Orientadora: Eliane do Rocio Alberti | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Física. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho teve como objetivo analisar como o uso de atividades práticas na área de Física facilitam o ensino e a compreensão de conteúdos relacionados a termodinâmica no Ensino Médio, do Instituto Federal de Paranaguá, no estado do Paraná. A metodologia de pesquisa pautou-se em observações em sala de aula e na elaboração e aplicação de atividades experimentais por meio da realização de cinco oficinas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio, sobre conteúdos envolvendo termodinâmica. De acordo com os resultados obtidos, constatou-se que o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem por meio da aplicação de experimentos favorecem a assimilação e apropriação do conhecimento científico, tendo em vista a mediação entre professor e alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Termodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Termodinâmica aplicada no Ensino Médio no Instituto Federal de Paranaguá | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |