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    Acesso na atenção primária à saúde em Curitiba : a ótica dos usuários que frequentam uma unidade de pronto atendimento (UPA)

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    R - D - BRUNO MARACH BIZINELLI.pdf (3.924Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Bizinelli, Bruno Marach
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Introdução: Evidências científicas consistentes apontam que um sistema de saúde fortemente baseado na Atenção Primária (APS) promove melhores desfechos em saúde. No Brasil, a APS acontece, no sistema público, preferencialmente, no modelo de Estratégia de Saúde da Família (ESF). São considerados atributos essenciais da APS, o acesso, a longitudinalidade, a abrangência dos serviços e a coordenação do cuidado. Metodologia: Qualitativa, visou explorar as barreiras de acesso à Unidade Básica de Saúde na visão dos usuários que frequentam uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Resultados: Os discursos dos usuários revelaram diversas barreiras: distância de casa, organização do processo de trabalho da unidade, compreensão sobre o funcionamento do sistema de saúde, acesso facilitado à UPA para problemas não urgentes, horário de funcionamento abreviado da APS em relação à UPA. Conclusão: A análise de discurso dos entrevistados mostra que a UPA apresenta um acesso mais facilitado do que a APS. As políticas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) precisam levar em conta a sobreposição de serviços entre UPA's e APS e avaliar experiências internacionais que simplificam o acesso do usuário ao sistema.
     
    Abstract: Introduction: Consistent scientific evidence indicates that a health system strongly based on primary health care (PHC) promotes better health outcomes. In Brazil, APS happens, in the public system, preferentially, in the Family Health Strategy (FHS) model. Accessibility, longitudinality, comprehensiveness and coordination of care are considered essential attributes of PHC. Methodology: Qualitative, aimed at exploring the barriers to access to the Basic Health Unit in the view of users who attend a ECU (Emergency Care Unit). Results: Users' discourses revealed several barriers: distance from home, organization of the work process of the unit, understanding of the functioning of the health system, facilitated access to ECU for non-urgent problems, PHC abbreviated working hours in relation to ECU . Conclusion: The interviewees' discourse analysis shows that ECU is easier to access than PHC. Health Unic System (HUS) management policies need to take into account the overlapping of services between UPAs and APS and to evaluate international experiences that simplify user access to the system.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76037
    Collections
    • Dissertações [35]

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