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    Estudos para o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem abordando princípios de Oceanografia Física

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    GOMES, Emanuel Conrado.pdf (1.771Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Gomes, Emanuel Conrado, 1999-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa teve por objetivo promover estudos iniciais para o desenvolvimento de recursos didáticos, especificamente objetos de aprendizagem interativos exploratórios em um ambiente computacional dinâmico para o ensino e para a aprendizagem de princípios da Oceanografia Física. Trata-se de um assunto relevante, uma vez que os sistemas costeiros estão entre os sistemas naturais mais importantes da Terra, e o Brasil possui uma das maiores faixas costeiras do planeta. Mesmo assim, pouco se tem de materiais didáticos que apoiem o estudo dos fenômenos oceânicos. Uma vez que a educação vem cada vez mais aplicando metodologias que fazem uso das tecnologias como uma maneira de preencher as lacunas existentes no ensino, pois muitas vezes faltam recursos experimentais no laboratório e os custos de aulas de campo são muito altos, esse projeto surge como uma maneira de auxiliar nos estudos iniciais sobre a física dos movimentos oceânicos, fornecendo assim melhor entendimento dos conceitos aos alunos. Além disto, este recurso pode também ser utilizado como fonte de informação para outras pessoas interessadas no tema. Portanto, sabendo que o desenvolvimento de recursos se mostra como uma necessidade para preencher as lacunas existentes no campo da Oceanografia, essa pesquisa se compromete a futuramente fornecer uma ferramenta complementar ao ensino, permitindo ao aluno se desenvolver da mesma forma que em outras áreas onde já existem estas ferramentas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/75899
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Física [3]

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