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dc.contributor.advisorRobert, Renato César Gonçalves, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Bruna Casanova dos, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherBrown, Rafael Oliveira, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Agrárias. Curso de Graduação em Engenharia Florestalpt_BR
dc.date.accessioned2022-05-04T12:59:48Z
dc.date.available2022-05-04T12:59:48Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75519
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Renato Cesar Gonçalves Robertpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Me. Rafael de Oliveira Brownpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Engenharia Florestalpt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 45-47pt_BR
dc.description.abstractResumo : O transporte é um dos fatores de composição do custo logístico de maior valor, e nas nações desenvolvidas, somente os fretes costumam consumir aproximadamente 60% do gasto logístico total e entre 9% a 10% do produto nacional bruto, o que reforça a justificativa de buscar sempre a eficiência e qualidade em todas as fases do processo. O transporte de madeira com alta umidade aumenta os custos desta operação, isso se deve à grande quantidade de água na madeira. O presente trabalho teve como objetivos determinar o teor de umidade de madeira de Pinus spp. com 40 anos de idade utilizando o medidor elétrico portátil Umilog M65 da Marrari Automação Industrial e correlacionar os teores de umidade com o valor pago pela madeira em tonelada e o seu custo de frete. Foram amostradas 12 caminhões (lotes), sendo 6 toras de forma aleatória. Os teores de umidade encontrados foram a baixo dos encontrados em outros estudos, tal fato devido as condições do povoamento e sua idade. Em análise de cenários com redução do teor de umidade em 10 e 20%, foi verificado a redução considerável no valor da carga, bem como na redução do custo do frete. Sendo a permanência da madeira no campo por um período maior, ou pelo sistema frio de colheita, interessante para determinados usos da madeira, como energia e carvão, pois a redução no custo com frete seria bastante significativo, caso a remuneração das empresas contratadas ocorram por toneladas de madeira transportada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract :Transportation is one of the most valuable factors in the composition of logistics costs, and in developed nations, freight alone usually consumes approximately 60% of the total logistics expense and between 9% and 10% of the gross national product, which reinforces the justification of always seeking efficiency and quality in all phases of the process. The transportation of wood with high humidity increases the costs of this operation, due to the large amount of water in the wood. The present work aimed to determine the moisture content of 40-year-old Pinus spp. wood using the portable electric meter Umilog M65 from Marrari Automação Industrial and to correlate the moisture content with the value paid for the wood in ton and its freight cost. Twelve trucks (lots) were randomly sampled, 6 logs being sampled. The moisture levels found were lower than those found in other studies, due to the conditions of the population and its age. In scenario analysis with a 10 and 20% reduction in moisture content, a considerable reduction in the value of the load was verified, as well as a reduction in freight costs. The permanence of wood in the field for a longer period, or by the cold harvest system, is interesting for certain uses of wood, such as energy and charcoal, because the reduction in freight costs would be quite significant, if the remuneration of the contracted companies occurs per ton of transported wood.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMadeira - Umidadept_BR
dc.subjectMadeira - Umidade - Mediçãopt_BR
dc.subjectMadeira - Transportept_BR
dc.subjectMadeira - Transporte - Custospt_BR
dc.titleDeterminação da umidade em toras de Pinus spp. com o equipamento portátil para o transporte florestalpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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