Espaços em movimento : as práticas poéticas-políticas-sociais dos slams mobilizando representações e paradoxos espaciais
Resumo
Resumo: A cidade contemporânea se concebe sob moldes hegemônicos que reverberam disputas pelo espaço urbano e diversas formas de resistência insurgem desta tensão, dentre elas, destaco os slams de poesia – os poetry slams. Suas práticas consistem em competições de poesias que se alastram desde âmbitos locais, materializando-se em distintos espaços das cidades – praças, largos, teatros, museus -, ao mundial, em que se organizam disputas entre poetas de países diversos. No Brasil, estas poesias possuem, majoritariamente, cunho político, identitário e reivindicatório, e são conhecidas como poesias marginais e periféricas. Ao serem declamadas em meio aos espaços públicos, as poesias e as pessoas relevam a potência de suas performances, seus corpos e suas vozes, o que movimenta as configurações espaciais desde onde atuam. Para tanto, esta tese se constrói na observação de três comunidades de slam na cidade de Curitiba: o Slam Contrataque, o Slam das Gurias e o Slam Alferes Poeta. Nesta trajetória, trago uma gama de relações que são tecidas nos espaços públicos específicos nos quais ocorriam estes encontros, tramando a multidimensão dos eventos com as outras etapas da competição e de sua dinâmica como um todo. Apoiando-se na construção metodológica da Teoria Fundamentada em Dados de abordagem construtivista, ainda pouco empregada na Geografia, mas que se baseia no conhecimento empírico, qualitativo, e posteriormente no teórico, esta pesquisa permitiu-me entender que o fenômeno se dava em movimento constante. Inerente às práticas poéticas-políticas-sociais dos slams de poesia, a grande contribuição deste estudo foi apreender que estas práticas desestabilizam as concepções estáticas e apartadas sobre os espaços. Os slams, também enquanto movimento poético-políticosocial, desordenavam as relações de poder, aqui compreendidas como dialéticas e paradoxais. A própria dinâmica causada nas rodas de poesia transpassou disputas territoriais – o que se notou pelas performances criadas pelos diferentes corpos das pessoas envolvidas, as múltiplas identidades ativadas, as temáticas colocadas em versos – formando um corpo plural: de uma só vez único e heterogêneo, mobilizando as relações em territórios paradoxais. Isso, igualmente, configurou espaços de representação, onde diversos desvios se constataram, confluindo no encontro das diferenças e seus sucessivos agenciamentos nos lugares. Conceitos que aparecem afastados pelas Geografias não-marginais, ao passo em que delimitam as fronteiras entre os territórios, identificam quem e o que detém poder, e circundam um dentro/fora, dos lugares se limitando as interações e as múltiplas possibilidades de se criar espaços. Entretanto, como resultado, aqui, estas assimilações se entrecruzam, se entrelaçam para apresentar espaços coetâneos, onde tudo se dá a um só tempo-espaço, possibilitando diversas espacialidades a serem percebidas, vividas e representadas. Abstract: The contemporary city is conceived in hegemonic molds that reverberate disputes for urban space and various forms of resistance arise from this tension, among them, I emphasize the poetry slams. Its practices consist of poetry competitions that spread from local areas, materializing in different spaces of cities - squares, streets, theaters, museums - to the world, where disputes are organized between poets from different countries. In Brazil, these poetry sits mostly on political, identity and claim, and are known as marginal and peripheral poetry. By being declaimed amid of public spaces, poetry and people bring the power of their performances, their bodies, and their voices, which moves spatial configurations from where they operate. To this end, this thesis is built on the observation of three slam communities in Curitiba: the Slam Contrataque, the Slam das Gurias and the Slam Alferes Poeta. In this trajectory, I bring a range of relationships that are woven in the specific public spaces in which these meetings took place, joining the multidimension of events with the other stages of the competition and its dynamics. Based on the methodological construction Grounded Theory of constructivist approach, still little used in Geography, but which is based on empirical, qualitative knowledge, and later, the theoretical, this research allowed me to understand that the phenomenon is in constant motion. Inherent to the poetic-politicalsocial practices of poetry slams, the great contribution of this study was to apprehend that these practices destabilize the static and separate conceptions about the spaces. The slams, also as a poetic-political-social movement, disordered power relations, here understood as dialectical and paradoxical. The very dynamics caused in the wheels of poetry passed through territorial disputes – which was noted by the performances created by the different bodies of the people involved, the multiple identities activated, the themes placed in verses – forming a plural body: at once unique and heterogeneous, mobilizing relations in paradoxical territories. This also configured spaces of representation, where several deviations were observed, concurrent in the encounter of differences, and their successive agencies in the places. Concepts that appear far removed by non-marginal geographies, while delimiting the boundaries between territories, identify who and what holds power, and surround one inside/outside, from the places limiting the interactions and the multiple possibilities to create spaces. However, as a result, here, these assimilations intersect, intertwine to present co-spaces, where everything happens there is a single space-time, enabling various spatiality’s to be perceived, lived, and represented.
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