Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRamos, Simone Cristina, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Ricardo de Oliveira, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisãopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-13T14:52:51Z
dc.date.available2022-04-13T14:52:51Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74950
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Simone Cristina Ramospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão - PPGOLD. Defesa : Curitiba, 14/03/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As organizações têm passado por diversas transformações decorrentes da globalização e das constantes mudanças necessárias no mundo atual. Esses aspectos impactam a forma como as empresas atuam, principalmente levando-se em conta a gestão e atração do seu capital humano. No contexto do serviço público brasileiro, essa premissa também é verdadeira visto que cada vez mais se busca maior eficiência com menos recursos financeiros. Assim, mesmo considerando as suas particularidades, é necessário qualificar os serviços efetuados fazendo com que os aspectos humanos sejam considerados nessas entregas. Nesse sentido, aprimorar a marca empregadora e a atratividade como empregador é uma estratégia fundamental para o alcance dos resultados. Diante dessa perspectiva busca-se analisar os fatores de atratividade do empregador nas carreiras administrativas do serviço público federal. Foi realizado um estudo de caso na UFPR, uma autarquia federal de ensino superior brasileira, na carreira dos técnicos administrativos em educação. Houve a aplicação de um questionário adaptado da literatura existente sobre o tema, entrevistas semiestruturadas com pessoas da alta gestão da universidade e análise documental do planejamento estratégico da organização. Em relação aos questionários aplicados, os resultados obtidos indicam que o valor econômico, de forma global, é a variável que apresenta maior importância junto aos respondentes. Todavia, quando se segmenta a amostra estudada, outros valores se sobressaíram. No contexto do gênero as mulheres consideram o valor social como um aspecto importante na atratividade do empregador. Em relação ao tempo de trabalho na organização o valor de desenvolvimento apresentou maior significância estatística junto aos iniciantes de carreira. Levando em consideração a idade dos respondentes os servidores mais velhos apontaram o valor social, o valor de interesse e o de aplicação como as variáveis mais significativas. Nas entrevistas e análise documental percebeu-se a falta de um plano de comunicação da imagem da organização mais efetivo junto ao público externo, assim como ações voltadas à área de gestão de pessoas que possam auxiliar na melhoria da atratividade como empregadora. Dentre as principais contribuições esta pesquisa avança na construção do saber ao apresentar resultados que propiciem incremento à teoria existente. Outra importante contribuição deste trabalho se deve ao preenchimento da lacuna de pesquisas voltadas ao estudo da atratividade do empregador em organizações públicas, especificadamente em instituições de ensino superior brasileiras. Em relação à organização estudada, o presente estudo espera contribuir com reflexões na alta gestão a fim de promover ações voltadas ao fortalecimento da marca e da sua atratividade como empregadora.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Organizations have undergone several transformations resulting from globalization and the constant changes necessary in the current world. These aspects impact the way companies operate, mainly taking into account the management and attraction of their human capital. In the context of the Brazilian public service, this premise is also true since more and more efficiency is sought with less financial resources. Thus, even considering their particularities, it is necessary to qualify the services performed, making the human aspects considered in these deliveries. In this regard, improving the employer brand and attractiveness as an employer is a key strategy to achieve these results. In view of this perspective we seek to analyze the attractiveness factors of the employer in the careers of federal public service. A case study was carried out at UFPR, a federal autarchy of Brazilian higher education, in the carrer of administrative technicians in education. There was the application of a questionnaire adapted from the existing literature on the subject, semi-structured interviews with people from the university's top management and document analysis of the organization's strategic planning. In relation to the questionnaires applied, the results obtained indicate that the economic value, in a global way, is the variable that is most important to the respondents. However, when the studied sample is segmented, other values stood out. In the context of gender women consider social value to be an important aspect of employer attractiveness. In relation to the time of work in the organization the development value presented greater statistical significance with the career beginners. Taking into account the age of the respondents the older employees pointed out the social value, the value of interest and the value of application as the most significant variables. In the interviews and document analysis it was noticed the lack of a more effective communication plan for the organization's image with the external public, as well as actions aimed at the area of people management that can help to improve the attractiveness as an employer. Among the main contributions this research advances in the construction of knowledge by presenting results that provide an increase to the existing theory. Another important contribution of this work is due to the filling of the research gap aimed at studying the attractiveness of the employer in public organizations, specifically in Brazilian higher education institutions. In relation to the studied organization, the present study hopes to contribute with reflections on top management in order to promote actions aimed at strengthening the brand and its attractiveness as an employer.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectServiço Público - Administração de pessoalpt_BR
dc.subjectAdministração de Empresaspt_BR
dc.titleFatores de atratividade no serviço público : o caso da UFPRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples