Show simple item record

dc.contributor.advisorValente, Tamara da Silveira, 1953-pt_BR
dc.contributor.authorDeckert, Martapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T19:08:24Z
dc.date.available2022-08-26T19:08:24Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/7492
dc.descriptionOrientadora: Tamara da Silveira Valentept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e glossáriospt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa teve como objetivo investigar a construção do conhecimento musical circunscrito à passagem da imitação para a representação, a partir de um contexto de educação musical, em crianças com cinco e sete anos de idade sob uma perspectiva piagetiana. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa quase-experimental. A intervenção foi realizada com seis sujeitos, três sujeitos com cinco anos, e três com sete anos de idade, em uma escola da rede municipal de Curitiba/PR. Como pressupostos teóricos foram empregados estudos realizados por Piaget sobre a "Imitação" (1964), buscando auxílio também em seus estudos sobre "A Construção da Noção de Tempo" (1963), "Fazer e Compreender" (1974) e "A Tomada de Consciência" (1974). Dentre os resultados encontrados, verificou-se que há uma analogia entre as condutas próprias do processo de imitação no período sensóriomotor, em crianças com cinco e sete anos de idade, na educação musical. Tal processo acontece de maneira sucessiva e segundo uma ordem, e neste contexto específico, inicia-se na segunda fase da imitação, passando por todo o processo, e chegando à sexta fase, da imitação diferida que é precursora da representação. Foi possível verificar que ocorre uma construção musical em pensamento, no qual está implicada, sobretudo a imagem mental do som, antes de representá-la graficamente. Essa investigação contribuiu para a discussão de algumas questões concernentes à imitação no contexto específico da Educação Musical. Tal discussão, no entanto, não se encerra em si mesma, mas abre possibilidades para novas investigações sobre temas relacionados à construção do conhecimento musical.pt_BR
dc.format.extentviii, 104 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectMusica na educaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConstrução do conhecimento musical sob uma perspectiva Piagetiana : da imitação à representaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record