Construção do conhecimento musical sob uma perspectiva Piagetiana : da imitação à representação
Abstract
Resumo : A presente pesquisa teve como objetivo investigar a construção do conhecimento musical circunscrito à passagem da imitação para a representação, a partir de um contexto de educação musical, em crianças com cinco e sete anos de idade sob uma perspectiva piagetiana. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa quase-experimental. A intervenção foi realizada com seis sujeitos, três sujeitos com cinco anos, e três com sete anos de idade, em uma escola da rede municipal de Curitiba/PR. Como pressupostos teóricos foram empregados estudos realizados por Piaget sobre a "Imitação" (1964), buscando auxílio também em seus estudos sobre "A Construção da Noção de Tempo" (1963), "Fazer e Compreender" (1974) e "A Tomada de Consciência" (1974). Dentre os resultados encontrados, verificou-se que há uma analogia entre as condutas próprias do processo de imitação no período sensóriomotor, em crianças com cinco e sete anos de idade, na educação musical. Tal processo acontece de maneira sucessiva e segundo uma ordem, e neste contexto específico, inicia-se na segunda fase da imitação, passando por todo o processo, e chegando à sexta fase, da imitação diferida que é precursora da representação. Foi possível verificar que ocorre uma construção musical em pensamento, no qual está implicada, sobretudo a imagem mental do som, antes de representá-la graficamente. Essa investigação contribuiu para a discussão de algumas questões concernentes à imitação no contexto específico da Educação Musical. Tal discussão, no entanto, não se encerra em si mesma, mas abre possibilidades para novas investigações sobre temas relacionados à construção do conhecimento musical.
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- Teses & Dissertações [10457]