Análise da avaliação parcial dos participantes de um projeto comunitário de compostagem urbana
Resumo
Resumo : A avalição de projetos em educação ambiental tem como intuito analisar o desenvolvimento do senso crítico dos participantes, as competências e habilidades, tais como responsabilidades, iniciativa, autonomia e a incorporação de valores e atitudes, possibilitando o desenvolvimento de instrumentos adequados de avaliação. O presente trabalho analisou a avalição parcial dos participantes do projeto de extensão Palotina recicla o orgânico, o qual mobilizou a comunidade local para a segregação dos resíduos em três frações, incentivando os moradores a destinarem seus materiais recicláveis aos centros de triagem; os orgânicos, às composteiras domiciliares e os rejeitos, aos aterros sanitários. O projeto distribuiu 552 composteiras, contemplando os moradores e instituições de ensino do município de Palotina. O estudo é de natureza qualitativa, de caráter documental e analisou 143 fichas de avaliação preenchidas pelos participantes. A presente pesquisa iniciou o processo de investigação após aplicação das fichas de avaliação com a sistematização dos dados em uma planilha do software Microsoft Excel. No primeiro momento, as respostas foram transcritas e categorizadas para, posteriormente, realizar a análise dos dados. A avaliação das fichas demonstrou que o maior número de interessados no processo de compostagem é predominantemente feminino, 99% dos participantes pretendem continuar compostando. Segundo a avaliação dos participantes, o projeto foi implementado de maneira satisfatória e demonstrou que os beneficiários desenvolveram senso crítico, autonomia e pró-atividade em relação ao processo de compostagem. O município de Palotina demonstrou redução na quantidade de resíduo destinado ao aterro, após a implementação do projeto.
Collections
- Licenciatura [83]