dc.contributor.advisor | Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.author | Diel, Patrícia Natiele, 1999- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T13:55:00Z | |
dc.date.available | 2022-04-04T13:55:00Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/74795 | |
dc.description | Orientadora: Roberta Chiesa Bartelmebs | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A Astronomia é um dos elementos essenciais para a sociedade, com isso, este conteúdo é abordado no ensino de Ciências, mas é considerado um dos conteúdos mais complexos de se trabalhar em sala de aula. Isto porque, alunos e professores apresentam concepções alternativas, e essas ideias costumam resistir ao ensino escolar. Desta forma, esta pesquisa visa compreender quais estratégias didático-metodológicas os professores e futuros professores empregam em sua sala de aula para trabalhar com o tema da forma da Terra (HARRES, 2001). Além disso, foi investigado se os professores levam em consideração as ideias prévias dos alunos em relação ao conteúdo. Para isto, pretendemos responder o seguinte problema de pesquisa: Quais as concepções didático-metodológicas de professores e futuros professores acerca da forma da Terra?. E neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi "compreender as estratégias didático-metodológicas empregadas por professores e futuros professores, com relação ao ensino da forma da Terra". Para a realização desta investigação utilizamos como abordagem, a pesquisa qualitativa e realizamos a construção de um questionário aberto elaborado na plataforma Google Forms. O público alvo desta investigação foram discentes do curso de Ciências Biológicas modalidade Licenciatura e professores de Ciências. A análise dos dados foi realizada através da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2006). Os resultados obtidos foram que os professores e futuros professores levam em consideração as ideias prévias dos alunos, além de apresentarem diversas estratégias didática. Ao final discute-se a necessidade dos licenciandos do 1°Ano, ter um maior embasamento científico, para uma melhor abordagem futura do tema forma da Terra para os alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.title | Concepções de professores e futuros professores sobre o ensino da forma da terra. | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |