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dc.contributor.advisorBartelmebs, Roberta Chiesa, 1987-pt_BR
dc.contributor.authorDiel, Patrícia Natiele, 1999-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-04-04T13:55:00Z
dc.date.available2022-04-04T13:55:00Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74795
dc.descriptionOrientadora: Roberta Chiesa Bartelmebspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A Astronomia é um dos elementos essenciais para a sociedade, com isso, este conteúdo é abordado no ensino de Ciências, mas é considerado um dos conteúdos mais complexos de se trabalhar em sala de aula. Isto porque, alunos e professores apresentam concepções alternativas, e essas ideias costumam resistir ao ensino escolar. Desta forma, esta pesquisa visa compreender quais estratégias didático-metodológicas os professores e futuros professores empregam em sua sala de aula para trabalhar com o tema da forma da Terra (HARRES, 2001). Além disso, foi investigado se os professores levam em consideração as ideias prévias dos alunos em relação ao conteúdo. Para isto, pretendemos responder o seguinte problema de pesquisa: Quais as concepções didático-metodológicas de professores e futuros professores acerca da forma da Terra?. E neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi "compreender as estratégias didático-metodológicas empregadas por professores e futuros professores, com relação ao ensino da forma da Terra". Para a realização desta investigação utilizamos como abordagem, a pesquisa qualitativa e realizamos a construção de um questionário aberto elaborado na plataforma Google Forms. O público alvo desta investigação foram discentes do curso de Ciências Biológicas modalidade Licenciatura e professores de Ciências. A análise dos dados foi realizada através da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2006). Os resultados obtidos foram que os professores e futuros professores levam em consideração as ideias prévias dos alunos, além de apresentarem diversas estratégias didática. Ao final discute-se a necessidade dos licenciandos do 1°Ano, ter um maior embasamento científico, para uma melhor abordagem futura do tema forma da Terra para os alunos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleConcepções de professores e futuros professores sobre o ensino da forma da terra.pt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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