• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Vacinas no ensino de ciências da natureza : uma análise em livros didáticos do novo ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ISABELLA CAROLINA UMERES_BIOLOGIA_2021_1.pdf (2.745Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Umeres, Isabella Carolina, 1999-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O livro didático participa de todas as fases da educação, sendo um material de extrema importância na contribuição e formação de alunos de todos os níveis. Portanto se torna essencial pesquisar um material de tamanha relevância, ainda mais temas que envolvem o coletivo, como relativos saúde. O estudo sobre vacinas possui extrema relevância para a sociedade, pois aborda conteúdos de cunho individual e coletivo, gerando impactos sociais ocasionados pela falta de informação. Sendo assim, se torna essencial analisar os livros didáticos em relação ao tema proposto, visto que muitas vezes, os livros são única e exclusiva fonte de pesquisa de alunos das escolas básicas. Levando em consideração que no ano de 2022, ocorrerá a mudança no Ensino Médio e a nova vigência do PNLD. Dessa forma, podemos compreender lacunas ocasionadas pela desinformação relacionadas a saúde, para que assim possamos reformular o Ensino de Ciências sobre educação em saúde. A metodologia caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa e apresentar elementos da pesquisa descritiva documental. A coleta de dados foi feita por meio de fragmentos textuais e imagens de livros didáticos selecionados, sendo expostos à análise de conteúdo com critérios pré-estabelecidos. Foram desenvolvidos oito critérios procurando enquadrar elementos importantes dos livros didáticos com temáticas relevantes para as vacinas. Após fazer a análise dos livros didáticos disponíveis online, obtive como principal resultados que as vacinas estão sendo tratadas com base nas fake news, como forma de alerta para os impactos das notícias falsas para a nossa sociedade, o tema apareceu na maioria dos livros. A relação entre vacinas e fake news foi muito explorada pelos livros didáticos, assim como associação entre vacinas e sociedade. Em síntese, vários aspectos biológicos não foram apresentados nos livros didáticos avaliados, o que pode acarretar prejuízos durante e após a aprendizagem. Especialmente se considere o desenvolvimento em Educação em Saúde (ES).
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74789
    Collections
    • Licenciatura [86]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV