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dc.contributor.advisorTorres-Pereira, Cassius Carvalho, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.creatorPerdoncini, Nicole Nichelept_BR
dc.date.accessioned2024-02-22T19:22:49Z
dc.date.available2024-02-22T19:22:49Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74735
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Cassius Carvalho Torres Pereirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Defesa : Curitiba, 29/07/2019.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A teleassistência é a vertente da Teleodontologia que possibilita o suporte, direcionamento ou supervisão a cirurgiões-dentistas em áreas sem acesso a especialistas. Por meio da transmissão de informações em relação ao diagnóstico e tratamento de lesões orais, a estratégia evita deslocamentos desnecessários e favorece o diagnóstico precoce nos casos de malignidade. O objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade, acurácia e satisfação do paciente em relação à teleconsulta síncrona em Estomatologia, por meio de videochamadas em um aplicativo de smartphone. Indivíduos com lesões orais encaminhados para atendimento especializado foram avaliados pessoalmente por um cirurgião-dentista generalista que realizou fotografias das lesões com um smartphone. As imagens foram enviadas por um aplicativo de mensagens instantâneas a um especialista em Estomatologia, com quem iniciou-se uma chamada de vídeo no mesmo aplicativo. Após entrevistar o paciente, o especialista formulou uma hipótese diagnóstica e sugestões para o manejo do caso. Ao final da consulta, o teleconsultor avaliou a qualidade das imagens e da conexão à internet durante a chamada. Além disso, o participante respondeu a um questionário sobre a experiência do atendimento à distância. Em seguida, um segundo especialista, cego para a primeira avaliação, examinou pessoalmente a lesão bucal e definiu um diagnóstico, que foi considerado como padrão-ouro. Trinta e três indivíduos, de 25 a 83 anos, apresentaram 41 lesões orais. A duração média das teleconsultas foi de aproximadamente 10 minutos. Em 92,7% dos casos houve conformidade entre o telediagnóstico e o padrão-ouro, atingindo um coeficiente de concordância "quase perfeito" (k = 0,922). Os homens avaliaram melhor o modelo do que as mulheres (p = 0,02), bem como pacientes que experimentaram conexão boa e razoável durante a teleconsulta (p = 0,03). Os resultados sugerem que a teleconsulta síncrona pode fornecer diagnóstico remoto confiável por meio do suporte aos profissionais de saúde da atenção básica no manejo das lesões orais, com boa aceitação entre os pacientes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Teleassistance is the Teledentistry section that enables the support, direction or supervision of dental surgeons in areas without access to specialists. Through the transmission of information regarding the diagnosis and treatment of oral lesions, the strategy avoids unnecessary displacements and favors the early diagnosis in cases of malignancy. The aim of this study was to evaluate the feasibility, accuracy, and satisfaction of the patient in relation to synchronous teleconsultation in oral medicine, through video calls in a smartphone application. Individuals with oral lesions referred for specialized care were evaluated in person by a generalist dentist who took photographs of the lesions with a smartphone. The images were sent through an instant messaging application to a specialist in oral medicine, with whom a video call was initiated in the same application. After interviewing the patient, the specialist formulated a diagnostic hypothesis and suggestions for the case management. At the end of the consultation, the teleconsultant evaluated the quality of the images and of the internet connection during the call. In addition, the participant responded to a questionnaire about the experience of distance care. Then a second specialist, blind to the first assessment, examined the oral lesion in person and defined a diagnosis, which was considered as the gold standard. Thirty-three individuals, aged from 25 to 83 years, presented 41 oral lesions. The average duration of teleconsultations was approximately 10 minutes. In 92.7% of the cases, there was concordance between the telediagnosis and the gold standard, reaching an "almost perfect" agreement coefficient (k = 0.922). Men evaluated the model better than women (p = 0.02), as well as patients who experienced good and reasonable connection during teleconsultation (p = 0.03). The results suggest that synchronous teleconsultation can provide reliable remote diagnosis by supporting health care professionals in basic care in the management of oral lesions, with good acceptance among patients.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstomatologiapt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.titleTeleconsulta síncrona na especialidade de estomatologiapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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