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dc.contributor.advisorConsani, Cristina Foroni, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorSilveira, André Bakker da, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-01T16:23:22Z
dc.date.available2022-06-01T16:23:22Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74610
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Cristina Foroni Consanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 30/07/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta dissertação é realizar uma análise da obra de John Rawls tendo como chave de leitura a noção de mérito. Se em uma primeira aproximação da teoria tem-se a impressão de que há uma forte rejeição do mérito como um critério de justiça, uma leitura mais aprofundada parece mostrar que a crítica de Rawls não o exclui de maneira absoluta. O autor rejeita o mérito moral como um princípio de justiça, mas não nega o valor dos talentos e esforços dos indivíduos na busca pela realização de seus objetivos pessoais, o que dá margem a alguma ideia de mérito em sua teoria. Unindo a rejeição do mérito como critério de distribuição com a valorização do mérito como uma forma de incentivar os talentos, Rawls dá coesão a sua concepção de sociedade como um sistema de cooperação, distribuindo o resultado dos talentos entre as pessoas e dando especial atenção aos menos privilegiados. Dessa forma o autor acaba por institucionalizar a solidariedade. Será defendida a ideia de que, ao mesmo tempo em que elabora uma crítica do ponto de vista moral ao mérito, Rawls o articula em um sentido político criando uma espécie de mérito solidário.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this dissertation is to carry out an analysis of John Rawls's work having the notion of merit as a key concept. If in a first approximation, the impression that there is a strong rejection of merit as a criterion of justice in the theory stands out. Nevertheless, further reading seems to show that Rawls' criticism does not exclude merit in absolute terms. The author rejects moral desert as a principle of justice, but does not deny the value of the talents and efforts of individuals in the pursuit of their personal goals, which gives rise to some idea of merit in his theory. Combining the rejection of merit as a distribution criterion with the valorization of merit as a way to encourage talents, Rawls gives cohesion to his conception of society as a system of cooperation, distributing the result of talents among people and paying special attention to the least well off. Thus, the author ends up institutionalizing solidarity. The idea is to defended that, at the same time that he elaborates a critique from the moral point of view to merit, Rawls articulates it in a political sense creating a kind of solidary merit.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRawls, John, 1921-2002 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMeritocraciapt_BR
dc.subjectSolidariedadept_BR
dc.subjectJustiça distributivapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleA crítica moral e a articulação política do mérito na teoria da justiça de John Rawlspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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