• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016035P1 Programa de Pós-Graduação em Geografia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016035P1 Programa de Pós-Graduação em Geografia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A geograficidade do Escola sem Partido no Brasil e no Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LUAN PABLO ROSA.pdf (5.648Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Rosa, Luan Pablo, 1990-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Essa dissertação teve como objetivo central analisar a geograficidade do Escola sem Partido no Brasil (ESP) e no estado do Paraná, bem como contextualizar historicamente seu surgimento, suas relações, e apontar para o trabalho ideológico que o grupo tem realizado no país. Para tanto, foram realizadas reflexões, a partir de diversas matrizes teóricas sobre o conceito de ideologia e geograficidade, conceitos centrais da presente investigação. Na sequência, apresentou-se um levantamento sobre o estado da arte em relação à produção acadêmica ligada ao ESP, buscando exibir como o campo científico nacional vem analisando o fenômeno nas diversas áreas do conhecimento. Abordou-se a criação e fortalecimento do Escola sem Partido (ESP) em escala nacional, com o objetivo de explicitar a sua identidade política e ideológica com instituições que propagam ideários liberais e neoliberais. No terceiro capítulo fez-se uma análise qualitativa dos dados ligados à pesquisa documental dos projetos de lei propostos nas casas legislativas das unidades federadas do país e municípios paranaenses, buscando analisar a geograficidade do fenômeno pautado nas unidades federadas do país e no âmbito dos municípios paranaenses. Concluiu-se que a produção científica, em relação ao fenômeno investigado, apresenta a mesma territorialidade das proposições de projetos de lei. Também foi possível contatar que o Escola sem Partido é produto da organização das classes hegemônicas e do avanço do projeto neoliberal no Brasil. Apesar de mobilizar um discurso de neutralidade política e ideológica, o projeto de lei representa uma ofensiva das classes hegemônicas e de políticos conservadores em favor das ideias defendidas pelo Escola sem Partido.
     
    Abstract: This dissertation had as its main objective to analyze the geographicality of Non-Partisan School in Brazil (ESP) and in the state of Paraná, as well as historically contextualizing its emergence, its relationships, and points to the ideological work that the group has been carrying out in the country. To this end, reflections were carried out, based on various theoretical frameworks on the concept of ideology and geographicity, which are central concepts of this investigation. Next, a survey on the state of the art in relation to academic production linked to ESP was presented, seeking to show how the national scientific field has been analyzing the phenomenon in different areas of knowledge. The creation and strengthening of the Non-Partisan School (ESP) on a national scale was addressed, with the aim of clarifying its political and ideological identity with institutions that propagate liberal and neoliberal ideas. In the third chapter, a qualitative analysis of the data related to the documental research of the Bills proposed in the legislative houses of the federated units of the country and municipalities of Paraná was carried out, seeking to analyze the geographicality of the phenomenon based on the federated units of the country and within the municipalities of Paraná. It was concluded that the scientific production, in relation to the investigated phenomenon, presents the same territoriality as the proposals of bills. It was also possible to find out that School Non-Partisan School is a product of the organization of the hegemonic classes and the advancement of the neoliberal project in Brazil. Despite mobilizing a discourse of political and ideological neutrality, the bill represents an offensive by the hegemonic classes and conservative politicians in favor of the ideas defended by Non-Partisan School.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74544
    Collections
    • Dissertações [126]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV