O estilo galante em Muzio Clementi : análise esquemática das sonatas Op.7 nº 3 e Op.8 nº 1 em sol menor
Resumo
Resumo: No presente trabalho investigo a literatura sobre o conceito de schema e sua aplicação, em forma de análise, nas sonatas em Sol menor Opp.7 n°3 e 8 n°1 de Muzio Clementi. Para tanto, é utilizado como referencial teórico, principalmente, a obra do musicólogo Robert Gjerdingen. O conceito de schema vem sendo discutido nos campos da cognição e linguística desde a década de 1970, porém, sua aplicação na música é bem mais recente, tendo em Leonard Meyer seu marco inicial e em Gjerdingen a sua apoteose. A investigação da prática do partimento - cujo material relacionava-se diretamente ao schema - mostrou-se relevante para a compreensão mais geral do fenômeno, bem como outras considerações de cunho histórico, estilístico e musicológico. As considerações finais apontam para o emprego sistemático das schemata na obra de Clementi, bem como sua inventividade ao abordá-las, atrelando os procedimentos utilizados pelo compositor àqueles usados pela geração de compositores da era galante. Esta nova e criativa maneira de manipular os esquemas galantes tornar-se-ia referência para as gerações futuras de compositores. Abstract: This work investigates the literature about the schema concept and its applications on Muzio Clementi's G minor sonatas Opp.7 n.3 and 8 n.1 through an analytical outlook, having Robert Gjerdingen's researches as the primary theoretical framework. The schema concept has been discussed across cognition and linguistic fields since the 1970s, however, its application in music is far more recent, starting with Leonard Meyer and hitting its apotheosis with Gjerdingen. The investigation about Partimento practice - whose material is directly related to schema - has proven to be relevant for a broader understanding of the phenomena as well as other considerations from a historical, stylistic and musicological perspective. The final considerations points to a systematic use of schemata in Clementi's work, as well as his inventiveness in approaching them, linking his compositional procedures to those used by composers of the former generation of the galant era. This new and creative way of manipulating galant schemata became a reference for the composers of the younger generation.
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- Dissertações [201]