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dc.contributor.advisorVeiga, Claudimar Pereira da, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorPitta, Guilherme Braz, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Wesley Vieira dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisãopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-30T13:32:47Z
dc.date.available2022-03-30T13:32:47Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74353
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Claudimar Pereira da Veiga (UFPR)pt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Wesley Vieira da Silva (UFAL)pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 20/12/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 81-93pt_BR
dc.description.abstractResumo: A crescente relevância do varejo online na economia global tem demandado um conhecimento aprofundado sobre o novo consumidor digital, este crescimento se tornou ainda mais evidente com as novas relações de consumo criadas pela situação pandêmica ocasionada pelo novo corona vírus. Apesar da grande disseminação dos meios eletrônicos de compras, ainda se percebe consumidores que possuem resistência em comprar online. Desta forma, este trabalho busca identificar as principais barreiras para que o consumidor compre online. Para isso, foi conduzido um estudo conclusivo descritivo transversal que, através da aplicação de um questionário estruturado, coletou 978 respostas, no intuito de validar estatisticamente os constructos identificados na tipologia da Revisão Sistemática da Literatura (RSL) realizada: risco percebido (Perceived Risk) e confiança (Trust). Os dados coletados foram analisados por meio de um modelo de equações estruturais que comprovou a relevância da confiança e do risco percebido na decisão de se comprar ou não comprar online. As contribuições deste trabalho residem, além da validação das barreiras identificadas, na inferência de soluções que podem reduzir as barreiras para a compra online, bem como na publicação de um modelo estatisticamente comprovado e validado para futuras análises nesta área.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The soaring relevance of online retailing in the global economy has demanded an in-depth knowledge of the new digital consumer, this growth has become even more evident with the new consumer relations generated by the pandemic situation caused by the new coronavirus. Despite the widespread use of electronic shopping methods, consumers are still perceived as resisting online purchases. Thus, this work seeks to identify the main barriers for consumers to buy online. For this, a cross-sectional descriptive study was conducted which, through the application of a questionnaire, collected 978 responses, in order to statistically validate the constructs based on the typology of the Systematic Literature Review (RSL) performed: perceived risk (Perceived Risk) and trust (Trust). The collected data were analyzed using a structural equation model that proved the relevance of trust and risk perception in the decision to buy or not buy online. The contributions of this work lie in the inference of solutions that can reduce barriers to online purchases, as well as the publication of a statistically proven and validated model for future analysis in this field.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (93 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectAdministração de Empresaspt_BR
dc.titleAnálise do comportamento do consumidor nas compras online : barreiras e desafiospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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