Percorrendo fluxos de orgânicos na cidade de Curitiba : uma etnografia da Feira Orgânica do Passeio Público
Resumo
Resumo: Esta dissertação parte de uma pesquisa de campo realizada durante o ano de 2020, na cidade de Curitiba, sobre a Feira Orgânica do Passeio Público. O presente estudo buscou descrever a circulação de agentes e produtos envolvidos na malha de produção orgânica em Curitiba e Região Metropolitana. Partindo do fenômeno da expansão dos espaços de comercialização de orgânicos nas últimas três décadas no Brasil, buscou-se apresentar a Feira do Passeio como um lócus de análise e um dos resultados das transformações no consumo de orgânicos. A pesquisa posicionou e investigou a atuação dos/as agricultores/as que fazem da Feira o seu local de sustento, bem como a atitude dos consumidores que naquele espaço buscam seus alimentos e outros produtos. Os encontros destes grupos, partem da conformação de distintas intencionalidades, expressas através das relações de trabalho, de consumo e dos afetos, entrelaçando assim distintas linhas de vida e trajetórias que se cruzam na feira. Os expedientes metodológicos adotados tiveram um caráter qualitativo, sendo realizadas observações e participações efetivas, entrevistas estruturadas com feirantes e consumidores, além do uso de fotografias e análise de materiais disponíveis na internet. O estudo mapeou a história e o estado presente da maior feira orgânica de Curitiba, salientando a operação conjunta de distintos sujeitos e estruturas e revelando que estas interlocuções geram um expressivo canal de circulação de orgânicos, com pilares na qualidade dos produtos, na promoção da saúde e do apoio à pequena agricultura. As análises das transformações da Feira demonstram ainda a forte dependência das certificações e validações institucionais que requerem múltiplas estratégias para que os orgânicos possam atingir novos públicos e ter seu alcance ampliado. Abstract: This dissertation is part of a field research carried out during 2020, in the city of Curitiba, especially at the Passeio Público Organic Fair. The present study sought to describe the circulation of agents and products involved in the organic production network in Curitiba and the Metropolitan Region, taking the Organic Fair of Passeio Público as the locus of analysis. Based on the phenomenon of the expansion of organic marketing spaces in Brazil in the last three decades, we sought to present the fair as one of the results of these transformations. The survey positioned and investigated the performance of producers who make the fair their place of livelihood, as well as consumers who seek their food and other organic products in that space. The meetings of these groups start from the conformation of different intentions, expressed through work, consumption and affection relations, thus interweaving different lines of trajectories that cross each other at the fair. The methodological expedients adopted had a qualitative character, with observations and effective participation in activities of the organic environment, structured interviews with marketers and consumers, in addition to the use of photographs and analysis of materials available on the internet, which, added to these previous ones, formed the corpus research to be analyzed. The study mapped the history and present status of the largest organic fair in Curitiba, emphasizing the joint operation of different subjects and structures, concluding that these dialogues generate an expressive organic circulation channel, with pillars in product quality, in promoting health and support for small-scale agriculture, but which still requires new support so that it can reach new audiences and have its reach expanded.
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