Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorColauto, Romualdo Douglas, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorLopes, Iago França, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.date.accessioned2022-03-29T19:49:27Z
dc.date.available2022-03-29T19:49:27Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74258
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Romualdo Douglas Colautopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 13/07/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 113-122pt_BR
dc.description.abstractResumo: As características da Modernidade Líquida têm potencial para afetar as experiências envoltasnos contextos organizacionais, mercado de trabalho, habilidades e competências profissionaise carreira. Reconhece-se que a sociedade está em transformação alcançando as carreiras,percepção que permeia e provoca todas as áreas de conhecimento. Posto isso, associar osespaços e as relações propiciadas pela Modernidade Líquida em áreas tradicionais como acarreira acadêmica em Contabilidade perfaz-se por necessário, visto que o desenvolvimento ea construção da carreira acadêmica em Contabilidade também estão consubstanciados àsrespostas temporais e espaciais dos relacionamentos entre pessoas e instituições sociais. A partirdesse contexto, questionam-se as carreiras lineares e as experiências socioacadêmicas contínuasno desenvolvimento profissional. Nesse contexto, esta investigação tem por objetivo verificara relação entre as experiências socioacadêmicas e as expectativas para a carreira acadêmica dealunos de pós-graduação em Contabilidade das Gerações Y e Z à luz do conceito deModernidade Líquida. Assim, a pesquisa faz uso de ferramentais qualitativos e quantitativospara a edificação de evidências. Os resultados da pesquisa revelam que as Gerações Y e Z nãodiferem de forma significante no que cercam as experiências socioacadêmicas e as expectativasde atividades para a carreira acadêmica em Contabilidade. O que coloca em evidência asdiscussões sobre unidade geracional e o nível de experiência semelhante entre essas geraçõesno escopo acadêmico. Conclui-se que não foi possível confirmar a tese de que as experiênciasvivenciadas no ambiente socioacadêmico estão relacionadas com as expectativas para a carreiraacadêmica de alunos de pós-graduação em Contabilidade das Gerações Y e Z à luz do conceitode Modernidade Líquida. Esse resultado alinha-se às evidências científicas construídas, umavez que no conjunto proposto em termos de experiências socioacadêmicas difundidas entre osalunos da pós-graduação em Contabilidade das Gerações Y e Z, a partir de experiênciasinterpessoais, demográficas e as desenvolvidas no ambiente de ensino e profissional e asexpectativas de carreiras em suas diferentes dimensões não constatou-se na íntegra umrelacionamento significativo entre essas construções. No entanto, notou-se que a relaçãosujeito-trabalho em termos de carreira acadêmica em Contabilidade para alunos de pósgraduaçãoem Contabilidade das Gerações Y e Z está inscrita na Modernidade Líquida, a partirda possibilidade do desenvolvimento de inúmeras experiências interpessoais, demográficas erelacionadas ao ambiente de ensino e profissional. Em termos teórico-empíricos, dispõem-seque as ideias de Bauman (2001) mostraram-se permeáveis junto à carreira acadêmica emContabilidade, evidenciando que os atributos da Modernidade Líquida contribuem para explicaresse processo. Essa pesquisa também contribui com o campo prático de educação contábil, vistoque fornece introspecções quanto ao alinhamento entre a expansão dos cursos superiores einformações que possam contribuir para tomada de decisões quanto a carreira acadêmica emContabilidade. Em termos sociais, as implicações da tese pairam em apresentar que há positivosrelacionamentos entre as experiências socioacadêmicas e as expectativas para a carreiraacadêmica em Contabilidade em um cenário de liquidez.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The characteristics of the Liquid Modernity have the potential to affect the experiences in jobmarket and other organizational contexts, as well as the careers and professional skills andcompetences required in them. In addition to this, it has been acknowledged that the societytransforms itself and that this transformation reflect on the careers of people – a perception thatextends to all areas of knowledge. That said, it is necessary to associate the forms of spaces andrelationships that emerged in Liquid Modernity, as observed in some more traditional areas,with the academic career in the Accounting field. This proposal is based on the understandingthat the building and development of an academic career in accounting is also related to thetemporal and spatial answers that emerge in the context of relationships between people andsocial institutions. With this in mind, it is questioned if there is a connection betweenprofessional development and linear careers and socio-academic experiences. The aim of thisinvestigation is, therefore, tat verifying the existence of such a connection among undergraduateaccounting students from generations Y and X in light of the concept of Liquid Modernity. Inorder to raise evidences, qualitative and quantitative tools were used in this research. The resultsobtained reveal that generations Y and Z do not differ significantly in regarding to theexpectations and experiences mentioned above. Thus, they highlight the discussions aboutgenerational unity and similarity of experience between the two generations in the academicfield. it has been concluded that it is not possible to confirm the hypothesis that the livedexperiences are related the expectations of the undergraduate students in question based on theconcept of Liquid Modernity. That aligns with the gathered scientific evidence in the studiedgroup, which asserted no direct connection between the career expectations and the experiencesregarding interpersonal relationships, demographic conditions and learning and workingenvironment. However, we have noticed that subject-work relationship in the context of theacademic career in accountancy is indeed connected to what we can attribute to the LiquidModernity. In theoric and empiric terms, Bauman’s (2001) ideas have showed to be compatiblewith what we observed in the academic careers in Accounting; therefore, it is possible to drawon the concept of Liquid Modernity to explain the studied matter. This research contributes tothe practical field of Accounting education, since it offers reflections about the expansioncollege education and information that can contribute to the decision of pursuing an academiccareer in accounting. In regarding to social aspects, this thesis presents that there is a positivelink between socio-academic experiences and the expectations to pursue an academic career inAccounting in face of the ‘liquid’ scenario in question.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (144 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectGeração Ypt_BR
dc.subjectGeração Zpt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleExperiências socioacadêmicas e expectativas para a carreira acadêmica de pós-graduandos em contabilidade das gerações Y e Z : uma discussão à luz da modernidadept_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples