Fatores que interferem na eficiência do consumo de combustível: análise de uma frota de ônibus metropolitano
Resumo
Resumo: O serviço de transporte público coletivo é um dos principais elementos de desenvolvimento das grandes cidades; composto de um conjunto de atividades, onde o consumo de combustível tem relevância, principalmente em função do impacto na composição dos custos. Em empresas de ônibus, dados do processo de consumo de combustível servem de apoio a tomada de decisões estratégicas e operacionais, permitindo melhorias na produtividade e nos resultados econômicos e socioambientais. Utilizando dados de uma frota de ônibus que atua na região metropolitana de Curitiba-PR, objetivou-se identificar e medir fatores com maior significância no consumo de combustível, propondo assim, estratégias que melhorem seu aproveitamento. O alcance destes objetivos se deu, com o estudo da literatura sobre o processo de tomada de decisões estratégicas, serviço de transporte coletivo por ônibus, técnicas de coleta e tratamento de dados estruturados e análises estatísticas correlacionais. Fez parte do método: o mapeamento do processo para a obtenção de dados de consumo de combustível; a qualificação dos dados, por meio de regras de negócios e da análise do intervalo interquartil; a obtenção do grau de associação entre as variáveis quantitativas, por meio da análise de correlação e do coeficiente de determinação; a verificação de diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de variáveis qualitativas, por meio da análise de variância; a definição de construtos adjacentes aos dados, por meio da análise fatorial exploratória e a identificação das variáveis com maior impacto nos resultados de consumo, por meio da análise de componentes principais. O trabalho foi de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, utilizando o método correlacional. Os resultados demonstraram que os dados originalmente obtidos representavam o processo com 86,99% de precisão; que os tipos de veículos, os quais estão diretamente relacionados à potência dos motores, tem a maior correlação com o consumo de combustível e que o agrupamento das variáveis em 2 componentes principais, o primeiro ligado ao planejamento das linhas e um segundo a operação dos serviços, conseguem explicar 63,6% da variância nos dados da pesquisa. Como contribuição, a etapa de qualificação dos dados apresenta uma metodologia de avaliação e estímulo, para a criação de um programa formal de gerenciamento de qualidade dos dados; já as análises das variáveis permitiram, além de elencar os fatores relevantes no consumo, construir estratégias adjacentes ao melhor aproveitamento do combustível. Abstract: The Public Transportation service is one of the main elements of development in large cities; composed of a set of activities, where fuel consumption is relevant, mainly due to the impact on the composition of costs. In bus companies, data from the fuel consumption process support strategic and operational decision-making, allowing for improvements in productivity and in economic and socio-environmental results. Using data from a bus fleet operating in the metropolitan region of Curitiba-PR, the objective was to identify and measure factors with greater significance in fuel consumption, thus proposing strategies to improve its use. These objectives were achieved through the study of the literature on the strategic decision-making process, public transport by bus, techniques for collecting and processing structured data and correlational statistical analyses. The method included mapping the process to obtain fuel consumption data; data qualification through business rules and interquartile range analysis; obtaining the association degree between the quantitative variables, through the correlation analysis and determination coefficient. It also included statistically significant differences verification between qualitative variable groups, through variance analysis; the definition of constructs adjacent to the data, through exploratory factor analysis, and the identification of variables with the greatest impact on consumption results, through main component analysis. The work was of an applied nature, with a quantitative approach, using the correlational method. The results showed the data originally obtained represented the process with 86.99% accuracy. The types of vehicles, which are directly related to engine power, have the highest correlation with fuel consumption and the grouping of variables are into 2 main components; the first linked to line planning and the second to service operation, can explain 63.6% of the variance in the survey data. As a contribution, the data qualification stage presents an assessment and stimulus methodology for the creation of a formal program of data quality management; on the other hand, the analyses of the variables allowed, in addition to listing the relevant factors in consumption, to build strategies adjacent to the best use of fuel.
Collections
- Dissertações [74]