Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorSchultz, Deyse, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-22T15:55:44Z
dc.date.available2022-03-22T15:55:44Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73999
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Guilherme Ballande Romanellipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 29/12/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.156-158pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa foi elaborada com o objetivo de compreender e analisar qual é a concepção de canto na educação básica, de acordo com a visão dos manuais da coleção "Por toda parte" da editora FTD do PNLD Arte 2018/2020 dos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano). A escolha do manual escolar como objeto de análise se deu por considerá-lo um importante elemento da cultura escolar e um representante direto do currículo da escola. O canto por sua vez, é considerado sob três diferentes abordagens: canto coral, o canto na Pedagogia Vocal, canto como meio de desenvolvimento de habilidades musicais dentro da Educação Musical, baseando-se em autores como Joana Mariz (2013) e Stark (2003). Como metodologia tem-se uma pesquisa documental- analítica dos livros didáticos. Os procedimentos de análise foram baseados nas quatro funções dos manuais escolares definidas por Alain Choppin (2004) e contribuições teóricas de Escolano Benito (2012), Rockwell (1997). Esta pesquisa não busca verificar os ajustamentos das práticas escolares aos modelos normativos, mas produzir proposições válidas contribuindo assim para a área da manualística bem como, clarear a concepção de canto na educação musical do ensino básico brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research was designed with the aim of understanding and analyzing what is the conception of singing voice in basic education, according to the view os the manual of the collection "Por toda parte" from the FTD publisher of the PNLD Arte 2018/2020 of the final years of elementary school (6th to 9th year). The school manual was chosen as the object of analysis because it was considered an important element of school culture and a direct representative of the school curriculum. Singing, in turn, is considered under three different approaches: choral singing, singing in vocal pedagogy, singing as a means of developing musical skills within music education, this was based on Joana Mariz (2013) e Stark (2003). The methodology used is the document-analytical research of textbooks. The analysis procedures were based on the four functions of textbooks defined by Alain Choppin (2004) and theoretical contributions by Escolano Benito (2012), Rockwell (1997). This research does not seek to verify the adjustments of school practices to normative models, but to produce valid propositions, thus contributing to the area of scholar books, as well as clarifying the concept of singing in the musical education of basic Brazilian education.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectMúsica - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectCanto - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleQue canto é esse? : a concepção de canto no ensino de música na educação básica, sob a visão da manualística, a partir da análise de uma coleção de livros didáticos de arte do PNLDpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples