"Comecei a acreditar que eramos os únicos" : a renovação da narrativa vampírica no cinema: um olhar sobre Entrevista com o vampiro (1994)
Resumo
Resumo: A intenção dessa tese foi analisar a representação do vampiro na obra do cineasta Neil Jordan, Entrevista com o vampiro (1994) o colocando como inspiração para uma narrativa fílmica que traz o vampiro como sujeito de sua própria história, que o humaniza e cria identificação do espectador que passa a ver no vampiro seus próprios dilemas. Com isso o vampiro é usado como metáfora das modificações sociais e históricas da década de 1990, as mudanças sociais, o medo do outro, a erupção da epidemia de AIDS e suas consequências para os grupos marginalizados. A construção narrativa do filme que se dá através das memórias de Louis, um vampiro centenário que busca redenção. Para isso é analisada a ideia de monstro no cinema através dos filmes de horror nas produções cinematográficas, usando as transformações da representação do vampiro no cinema comercial de Hollywood e as concepções inseridas pelo diretor Neil Jordan, considerado como um diretor pós-moderno. Abstract: The intention of this thesis was to analyze the representation of the vampire in the work of filmmaker Neil Jordan, Interview with the vampire (1994), putting him as an inspiration for a filmic narrative that brings the vampire as the subject of its own history, which humanizes it and creates an identification of the spectator who sees his own dilemmas in the vampire. Thus, the vampire is used as a metaphor for the social and historical changes of the 1990s, social changes, the fear of others, the outbreak of the AIDS epidemic and its consequences for marginalized groups. The narrative construction of the film takes place through the memories of Louis, a centenary vampire who seeks redemption. For this, the idea of monster in cinema is analyzed through horror films in cinematographic productions, using the transformations of vampire representation in commercial Hollywood cinema and the concepts introduced by director Neil Jordan, considered as a post-modern director.
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- Teses [156]