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    Triagem em reumatologia e seu impacto social na saúde pública do município de Curitiba

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    R - D - VARLEI ANTONIO SERRATTO.pdf (1.540Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Serratto, Varlei Antonio, 1972-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Objetivos: O estudo teve por objetivos avaliar a variação do número de pacientes na fila de espera para a primeira consulta com o reumatologista, a variação no tempo de espera pela primeira consulta e no custo com consultas médicas após a implantação da triagem presencial e da consultoria eletrônica assincrônica em reumatologia. Métodos: Estudo observacional longitudinal. Os pacientes do estudo foram referenciados da atenção primária para a avaliação da reumatologia na cidade de Curitiba. Os dados foram analisados referentes a primeira consulta com o reumatologista. As variáveis foram o número de pacientes na fila de espera, o tempo de espera e os valores pagos para consulta médica. A pesquisa foi realizada através do sistema "e-saude" da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Curitiba e pelo sistema DATASUS (Brasil). Foram comparados os dados do intervalo de 2013 a 2015 (modelo antigo baseado na oferta e demanda) com os dados do intervalo de 2015 a 2019 (quando se iniciou a triagem presencial e consultoria eletrônica assincrônica). Resultados: Entre 2015 e 2019 existiu redução na fila de 6429 para 25 pacientes (mediana de 57). Houve redução no tempo de espera para a primeira consulta com o reumatologista em 2019, de 600 para 21 dias (média), mínimo de 4 e máximo de 51 dias. A economia nos valores pagos com consultas médicas foi de 49% em 2018 e 45% em 2019 quando comparados a 2015 (modelo anterior- oferta e demanda). Conclusão: A triagem presencial e remota (consultoria eletrônica assincrônica) foram capazes de reduzir: o tempo de espera, número de pacientes para a primeira consulta com a especialidade e custos da Secretaria Municipal de Saúde.
     
    Abstract: Objectives: To evaluate: (1) the variation of the number the patients in waiting list to visit a rheumatologist; (2) the variation of waiting time for the first visit; (3) and costs with medical visits, after the implantation of the screening and teleregulation by a rheumatologist. Methods: Observational study. Patients referred from Primary Health Care to rheumatology in the city of Curitiba. The primary endpoint was data related to the first visit with the rheumatologist. Variables were number of patients and length of stay in waiting list and consultation costs. Data were extracted from the "e-saude" of the Municipal Secretariat of Curitiba and DATASUS (Brazil). Comparisons applied period from 2013-2015 (model of supply and demand) with data from 2015- 2017 and 2017-2019 (rheumatologist, traitor and teleconsultant). Results: There was a reduction in number of the patients in the waiting list (2015 - 2019) from 6429 to 50, median (57). Additionally, there was a reduction in waiting time from 600 to 21 days (average), (4,52 mín, max). The consultation costs diminished 49% and 45% (2018,2019) when compared to 2015 (previous model). Conclusion: Triage rheumatologist in-person and teleconsultant improved the healthcare system efficiency, in reducing social cost, number of patients in waiting list, and the length of waiting time for the first visit with the specialty.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73513
    Collections
    • Dissertações [150]

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